Topo

Rush caminha para o fim, mas deve gerar o projeto LeeLifeson

Combate Rock

30/08/2017 06h12

Marcelo Moreira

DA esq. para a dir;: Neil Peart, Geddy Lee e Alex Lifeson, o Rush em foto promocional de 2008 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

De forma coerente com o comportamento e a história de seus integrantes, o trio canadense Rush está chegando ao fim sem alarde após 47 anos de carreira.

O grupo ameaçava com a decisão havia pelo menos cinco anos por conta das recorrentes ameaças do baterista Neil Peart de se aposentar – ele sempre odiou turnês, e a coisa ficou mais complicada ainda neste século XXI.

Aos 66 anos de idade, a ameaça parece ter se concretizado, a julgar pelos rumores de um novo projeto envolvendo oss doutros dois membros do Rush – Geddy Lee (vocais, baixo e teclados) e Alex Lifeson (guitarra).

Segundo o bem informado DJ e radialista Eddie Trunk, amigo de várias estrelas do rock, a dupla já teria até nome, LeeLifeson, com uma turnê engatilhada para 2018 executando material próprio e clássicos do Rush. Os dois músicos ainda não se manifestaram sobre o assunto.

O Rush quase acabou em 1998, quando Peart, recluso e em depressão por conta das mortes consecutivas da filha de 19 anos e da mulher no ano anterior, se recusava a voltar aos estúdios – compreensivelmente, os dois amigos deram-lhe todo o tempo do mundo.

O baterista chegou a se declarar aposentado a um casal de amigos, mas mudou de ideia após uma longa viagem de motocicleta pelos Estados Unidos e pelo México no começo dos anos 2000 – que rendeu um livro, "A Estrada da Cura", editado já em português.

Ele voltou ao estúdio e às turnês, casou-se de novo e se tornou pai de uma menina hoje com pouco mais de 10 anos de idade. No entanto, a vida mudou demais para Peart e a ojeriza às turnês mundiais aumentou com o tempo.

Após o último giro do grupo, "R40", o baterista tomou a decisão definitiva de não mais subir aos palcos. Isso teria acontecido no começo de 2015, segundo fontes próxima da banda declararam a jornais ingleses.

Com a característica discrição, ninguém da banda comenta o assunto, mas os rumores estão cada vez mais fortes de que o Rush está congelado – não se sabe de temporariamente ou definitivamente.

Também se especula muito se a aposentadoria de Peart é definitiva ou apenas para shows ao vivo, com a possibilidade de o trio manter a carreira apenas lançando álbuns de estúdio.

O fato é que as contínuas ameaças de Neil Peart de se retirar da vida artística ganham peso ao longo dos últimos dez anos e não será nenhuma surpresa se o fim do trio de concretizar.

O duro para Lee e Lifeson será substituir à altura as inspiradas letras que o baterista escreveu por 42 anos, desde que substituiu John Rutsey, em 1974.

Embora sejam compositores de boa qualidade, Lee e Lifeson nunca precisaram se preocupar com as letras. "My Favorite Headache" é o único álbum solo de Geddy Lee, lançado em 2000, no período de afastamento de Peart.

Com a ajuda de amigos para compor a obra, Lee fez um trabalho razoável, e a diferença entre as suas letras e a do amigo baterista  é muito grande.

Embora já esperado, o provável fim do Rush é mais um golpe para os amantes do classic rock e reforça a tese daqueles que cravam não haver bandas novas à altura de, ao menos, preencher parte da lacuna que um gigante como o trio canadense deixa na música pop.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock