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Noturnall mergulha no marketing e transforma a carreira em um 'case'

Combate Rock

18/07/2017 06h02

Marcelo Moreira

A empresa decidiu investir na contramão, em tempos de crise. Criou um plano ousado de marketing, com metas ambiciosas e totalmente focado em resultados a curto e médio prazos.

A exposição impressiona, até porque dois dos integrantes são especializados no assunto e outro é um músico internacional com uma experiência extraordinária em marketing e turnês.

E então temos um uma banda que desde o primeiro segundo de sua criação pensou em todos os detalhes para sobreviver em um século XXI onde a arte a a música perderam o valor, podendo ser obtidos de graça e sem qualquer reconhecimento.

Não há dúvidas de que a banda brasileira Noturnall é um case de mercado em um momento em que a música ainda passa por momentos complicados, onde os artistas penam e de debatem em busca de modelos de negócio que possam viabilizar, minimamente, a atividade artística.

Desde o começo o quinteto partiu na frente da concorrência quando decidiu ir em frente, em 2013, renascendo das cinzas do Shaman. Quatro dos cinco integrantes conseguiram um apoio externo extraordinário e, após convocar o baterista Aquiles Priester (Hangar, ex-Angra), nasceu grande.

Dois CDs e um DVD depois, o grupo continua pensando grande, mirando o mercado nacional e também o internacional, mas tudo embasado em plano de trabalho que privilegia o mundo digital e o relacionamento direto com o fã.

"Estamos em um novo momento em que as pessoas adquiriram novos hábitos de consumir música e consumir arte. Entendemos, pela nossa experiência, que era hora de nos aproximarmos cada vez mais do nosso ouvinte", diz o baixista Fernando Quesada, um dos elaboradores da estratégia.

Em uma detalhada apresentação para a imprensa na última sexta-feira (14 de julho), no EM&T, em São Paulo, quesada e o tecladista Junior Carelli deram uma verdadeira aula de marketing cultural e expuseram como a banda pretende se diferenciar da concorrência por meio da divulgação massiva no mundo digital – e ainda ganhar dinheiro com música.

"O planejamento estratégico detalhado com base no que chamamos de marketing inbound é uma solução diante de um mercado contraído e seletivo. Conhecer o produto e divulgá-lo com detalhes e para um público disposto a consumidor e bem informado e a base para que consigamos atingir objetivos que hoje parecem difíceis", diz o tecladista, que também é proprietário de um produtora de vídeo.

Como não poderia deixar de ser, as metas diante de tão ousado planejamento não foram reveladas, ao menos em termos financeiros, mas Quesada não fugiu da questão.

"Temos objetivos sim, afinal, gastamos tempo e expertise na elaboração de um projeto bacana, não só artístico como empresarial. Queremos atingir um público determinado e mostrar que estamos cada vez mais afinados e afiados para trabalhar no meio digital. Acho que termos nas redes sociais, onde somos fortes em diversos grupos", afirma o baixista.

Aquiles Priester, o baterista que trabalha em vários projetos, é um entusiasta da empreitada e empresta a sua vasta experiência internacional para consolidar o empreendimento.

"Desde as minhas audições para o Dream Theater, sete anos atrás, percebi como funciona o mundo dos negócios no entretenimento e na arte como todo e entendo que estamos no caminho certo, explorando novas possibilidades que o marketing permite e as amplas potencialidades de todos os membros do Noturnall, diz o baterista, que por muitos anos trabalhou como gerente de marketing em empresas multinacionais.

A empolgação dos cinco músicos é evidente também por dois motivos adicionais: a volta do guitarrista do Léo Mancini – guitarrista original e que substitui o norte-americano Mike Orlando, que decidiu ficar apenas Adrenaline Mob -, e a superação do vocalista Thiago Bianchi, que quase morreu em 2016 devido a uma pancreatite.

"Depois de um câncer no começo dos anos 2000, ganhei nova oportunidade após novo problema de saúde grave. Eu tinha de terminar esse novo trabalho do Noturnall, o nosso terceiro CD, que é o mais  maduro e mais redondo, que soma toda uma série de experiências, inclusive a quase implosão da banda. O momento é especial", acredita o vocalista.

Após uma semana de divulgação do novo trabalho da banda, que envolveu palestras online, coletiva longa de imprensa, clipe beneficente em prol de crianças com câncer e divulgação em pílulas das novas músicas, os cinco músicos do Noturnall não escondem uma certa apreensão.

"Tudo foi muito pensado e debatido, tudo foi planejado, mas é claro que a realidade nos impõe mais trabalho e mais dedicação. Mas não tenho dúvidas de que estamos ajudando a criar soluções para um mercado debilitado", diz Carelli.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
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