Topo

Morre Charlie Daniels, um mestre do country-rock

Combate Rock

07/07/2020 19h00

Marcelo Moreira

Charlie Daniels (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A proximidade da música country com o rock nunca agradou a uma parcela expressiva de puristas, e a estranheza só aumentou quando o caipira "red neck" (pescoço vermelho, alusão aos habitantes brancos do interior dos Estados Unidos) Charlie Daniels apareceu com sua rabeca estridente no início dos anos 70.

Daniels criou a sua Charlie Daniels Band e foi teimoso o suficiente para insistir na mistura com o rock e ganhar fama nos rincões da América antes de ascender ao estrelado, no final daquela década e nos anos 80.

Violinista e cantor inspirado, ele morreu aos 83 anos de idade nesta segunda-feira (6), em consequência de um AVC (acidente vascular cerebral). Ainda é um dos artistas mais celebrados e reconhecidos da country music.

O grande sucesso da banda e de seu líder foi a canção "The Devil Went Down to Georgia", pela qual ganhou um Grammy em 1979. É a essência de como é possível integrar os dois gêneros musicais sem que suas características submerjam. 

Daniels começou a carreira nos anos 1960 como músico de gravações ao tocar guitarra, baixo, violino e banjo em discos de artistas de música americana de raiz e também nas obras de gente como como Bob Dylan e Leonard Cohen. Mais tarde também colaborou em LPs de Ringo Starr.

Em 1971, formou a Charlie Daniels Band, quelogo se tornou conhecida por fazer apresentações energéticas e bem humoradas, com muito improviso e a mistura de diversos gêneros. Embora tenha reduzido o ritmo de trabalho, a banda estava na ativa até hoje.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock