Topo

Rolling Stones ameaçam processar Trump por uso de música em campanha

Combate Rock

03/07/2020 17h00

Do site Roque Reverso

Rolling Stones (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Os Rolling Stones ameaçaram processar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o republicano continuar usando as músicas da banda britânica na campanha eleitoral.

O aviso foi dado depois que Trump ignorou uma notificação extrajudicial relacionada ao uso de uma das músicas do grupo, nada menos que "You Can't Always Get What You Want".

A história já é antiga, já que a canção foi utilizada na campanha eleitoral de Trump em 2016, quando ele foi eleito presidente da República.

Agora, ela voltou a ser tocada em comício promovido por ele no último dia 20 de junho, em Tulsa, no Estado do Oklahoma, na campanha pela reeleição do republicano, que anda em baixa nas pesquisas eleitorais.

A banda entrou em contato com a associação internacional que protege os direitos de autor, International Music Council (IMC) e com a Broadcast Music, Inc. (BMI), órgão responsável por demandas do tipo nos Estados Unidos.

"A BMI notificou a campanha de Trump, em nome dos Stones, avisando que o uso não autorizado de suas músicas constituirá uma violação do contrato de licenciamento. Se Donald Trump desconsiderar a exclusão da música e persistir, ele enfrentará uma ação judicial por romper o embargo e tocar uma música que não foi licenciada a ele", diz a organização de direitos autorais em nota enviada ao site da revista norte-americana Deadline.

O problema de Trump com bandas e músicos que não autorizaram suas músicas nas campanhas e comícios é de longa data.

O republicano já teve a negativa do Twister Sister, do R.E.M., do Aerosmith, do Guns N' Roses e de Neil Young, entre outros nomes importantes da música.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock