Topo

Metal no cinema: dois a documentários e um interessante longa-metragem

Combate Rock

03/07/2020 06h16

Marcelo Moreira

– A gelada Islândia é uma ilha vulcânica quase inabitável no Atlântico Norte, a meio caminho da Europa para o Canadá e Groenlândia. Sua população, rica e muito bem educada, é menor do que a da cidade paulista ardente de São José do Rio Preto. Um dos maiores índices de desenvolvimento humano do planeta, a nação ainda concentra uma das maiores concentrações de bandas de rock e conjuntos de música erudita do mundo, e tudo isso com apenas 350 mil habitantes. E é da Islândia que vem um longa-metragem que tem o heavy metal como pano de fundo. "Málmhaus", de Ragnar Bragason, lançado em 2013, ganhou o título de "Metalhead", em inglês, e "Mudando o Destino", em português – uma versão com legendas em português está disponível no YouTube. É um drama familiar onde uma adolescente cai de cabeça no rock e no metal extremo para superar uma tragédia, no interior desolado do país. O filme não consegue escapar de vários clichês – menina problemática, desajustada e incompreendida na comunidade pequena, preconceito por ser diferente, a indiferença inicial dos pais, incapazes de aceitar a tragédia, o padre moderninho e roqueiro, ilme se passa no comecinho dos anos 90), o momento grave da queima de uma igreja (o f… Em alguns momentos, entretanto, o roteiro e a direção conseguem imprimir uma suavidade e uma ternura raras. A trilha sonora é um deleite para a turma do metal.

– Já que citamos São José do Rio Preto (438 km de São Paulo), registramos o término dos trabalhos do documentário "A História do Heavy Metal em Rio Preto", contando a história das bandas do estilo que surgiram na cidade ao menos nos últimos 30 anos. A obra é uma iniciativa do professor e músico José Velani, que contou com a precisa colaboração de duas personalidades importantes da cultura e da música na cidade: o jornalista e pesquisador Julio Verdi, autor de um grosso livro sobre o rock na cidade e região, e outro pesquisador, Rodrigo Bertoni. A obra tem muitas entrevistas e boas histórias sobre a cena metaleira da região, amplamente dominada pela música sertaneja – divide com Uberlândia (MG) o posto de segundo lugar mais infestado elo ritmo, atrás de Goiânia (GO). Um dos destaques a banda Maestrick, que tem mais de dez anos de carreira e já encarou uma vitoriosa turnê europeia recentemente. Veja alguns trechos clicando aqui.

– Completando a série de documentários nacionais, o site Heavy Metal Online realizou duas importantes obras para tentar verificar alguns aspectos da cena do rock pesado no Brasil. "Nazismo no Heavy Metal" e "Fascismo no Heavy Metal" tentam identificar as ideologias nefastas de extrema-direita no meio musical e suas consequências. Os dois têm o mérito de tocar em um assunto perigoso e complicado, embora deixem um pouco a desejar em suas conclusões.

Vídeo incorporado

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock