Topo

Programa Combate Rock traz álbuns que completam 30 anos de lançamento

Maurício Gaia

24/06/2020 18h21

Equipe Combate Rock

No programa desta semana, vamos a 1990, verificar quais dos principais lançamentos daquele ano.

No Brasil

A onda oitentista do rock nacional já havia arrefecido e as grandes gravadoras faziam incentivos maciços em duplas sertanejas – o grande sucesso "Pensa em Mim", gravado por Leandro & Leonardo, foi lançado em 1990.

A MTV iniciou suas operações no país naquele ano, mas ainda engatinhava e ainda estava longe da força que teve ao longo daquela mesma década.

Dentro deste cenário, tínhamos algumas iniciativas que corriam no mercado independente – a cultuada banda Fellini lançava seu quarto álbum, "Amor Louco", em que começa a incorporar elementos de bossa-nova e MPB a sua sonoridade pós-punk. Ecos disso poderão ser encontrados, alguns anos depois, em diversas outras bandas, desde Chico Science & Nação Zumbi até Los Hermanos.

O ano de 1990 também marca o encerramento de um ciclo na carreira de Rita Lee, a quarta maior vendedora de discos no Brasil e a artista de rock que ocupa a primeira posição neste ranking. "Rita Lee & Roberto de Carvalho" é um álbum que marca provisoriamente a dissolução artística (e sentimental) entre Rita e Roberto. Eles só voltariam a trabalhar novamente (e retomar seu casamento) na segunda metade da década. Este álbum também é notável por outro motivo: traz a canção "Perto do Fogo", parceria de Rita com Cazuza, morto também naquele ano.

No Mundo

Depois de álbuns orientados para o metal farofa, o Pantera lança o míssil "Cowboys From Hell", abraçando o thrash metal e ajudando a redefinir o metal pesado americano a partir de então. Em Nova York, o Living Colour lança seu segundo álbum, "Time's Up", consolidando sua mistura de hard rock, funk e jazz, com letras tratando de diversos problemas sociais. Já os veteranos ingleses do Judas Priest lança um de seus álbuns mais pesados, "Painkiller", de grande sucesso e que marcou também a saída do vocalista Rob Halford.

 

Um dos grandes nomes do rock alternativo americano, o Sonic Youth, lançou "Goo", um de seus álbuns mais bem sucedidos comercialmente. O rap americano também entrou com grandes lançamentos naquele ano – Public Enemy chega com "Fear of a Black Planet", que reúne canções como a faixa título, "911 is a Joke" e o hino "Fight The Power". Outro grande nome do hip hop, LL Cool J, também lançou outro álbum de grande sucesso comercial, "Mama Said Knock You Out".

Vindos da cena de Manchester, os doidões do Happy Mondays trazem "Pill 'n' Thrills and Bellyaches", um álbum encharcado de anfetamina, bebidas e outros ilícitos. E o genial Fito Paez lança "Tercer Mundo", em que mistura rock, gospel, MPB e música tradicional argentina.

Temos neste programa uma grande ausência, mas que deve ser mencionada: "Listen Without Prejudice Vol.1", segundo álbum solo de George Michael, que traz uma das músicas mais emblemáticas da década: "Freedom 90".

Cole na nossa, aperte o play e divirta-se!

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock