Topo

Mordred rompe hiato de 26 anos sem novos trabalhos de estúdio e lança EP

Combate Rock

23/06/2020 17h00

Flavio Leonel – Do site Roque Reverso

Banda veterana da Bay Area de São Francisco, o Mordred rompeu em 2020 um hiato de 26 anos sem discos de inéditas e lançou um EP. "Volition" é o nome do novo trabalho, cuja capa acompanha este texto.

O EP do grupo norte-americano acabou de sair do forno: foi lançado na quinta-feira, 18 de junho!

São quatro músicas que trazem novamente a banda aos holofotes do heavy metal com a marca de funk metal e thrash metal que fizeram o Mordred ficar conhecido mundialmente na virada dos Anos 80 para os Anos 90.

A música inicial de trabalho é a faixa "Not for You", mas o novo EP está disponível no site da banda para comercialização e pode ser ouvido na íntegra no YouTube.

Além de "Not for You", completam o EP as músicas "What Are We Coming To", "The Love of Money" e "The Baroness".

Para quem não conhece o Mordred, o grupo surgiu em São Francisco em 1984, quando o thrash metal explodia no seu reduto de nascimento com nomes do calibre de Metallica, Testament, Exodus e Death Angel.

O primeiro álbum do grupo foi "Fool's Game", de 1989, que gerou como principal hit a música "Every Day's a Holiday". Sucesso com clipe na MTV, a canção ajudou a mostrar elementos de funk metal num disco que era mais dominado ainda pelo thrash metal.

Para muitos, no entanto, o grupo já trazia um som muitas vezes inclassificável, tamanha a mistura de sons. Era um autêntico crossover, ora com elementos do thrash ora com as pitadas de funk metal, num momento no qual o Red Hot Chilly Peppers e o Faith No More começavam a ganhar maior fama com o estilo que marcariam essas bandas gigantes para sempre.

Foi, no entanto, com o álbum "In This Life", de 1991, que o Mordred estourou entre os headbangers e ganhou visibilidade mundial. Com um sucesso gigante da música "Falling Away", que tinha clipe que rolava nos programas de metal das MTVs do mundo inteiro, a banda deixou seu nome marcado, a ponto de o disco ter recebido cinco estrelas da respeitada revista Kerrang.

A música "Falling Away" é item obrigatório na estante daquele headbanger que gosta de peso e balanço. Com scratches matadores e uma melodia que fica na mente por dias, a canção traz elementos que só seriam estabelecidos no funk metal e também no rap metal muitos anos depois, mostrando que o Mordred estava à frente de seu tempo.

Danny White e James Sanguinetti (guitarras), além de Scott Holderby (vocal), Art Liboon (baixo) e Gannon Hall (bateria), com Aaron Vaughn (o DJ Pause) nos scratches e teclados, são os membros que estiveram no "Falling Away" e podem ser considerados a formação clássica da banda.

O grupo ainda lançou o EP "Vision", de 1992, e o álbum "The Next Room", de 1994, que não tiveram o mesmo impacto dos trabalhos anteriores.

A banda chegou a terminar em 1995 sem explodir além do underground, diferente do que seria visto com o Red Hot e com o Faith No More.

Após algumas reuniões esporádicas entre 2001 e 2012, o grupo retornou à ativa em 2013, incluindo cinco dos membros originais do álbum "In This Life" (menos o baterista Gannon Hall, que foi substituído por Jeff Gomes.

Depois de seis anos e com algumas alternâncias até na formação, um fato importante para a consolidação do grupo foi a volta do guitarrista Danny White para a Califórnia. Depois de anos viajando de Nova York para o outro lado dos Estados Unidos, ele finalmente voltou para a Bay Area e a banda conseguiu ter faixas suficientes para um novo trabalho de estúdio.

A geração mais nova que curte heavy metal e suas vertentes pode até não ter muito conhecimento do Mordred, mas a experiência com o som da banda é bem válida e pode ser conferida na íntegra com os três álbums de estúdio disponíveis no canal do grupo no YouTube.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock