Topo

Metallica lança no Spotify álbum ao vivo com músicas de shows no Brasil

Combate Rock

25/04/2020 07h02

Flavio Leonel – do site Roque Reverso

O Metallica estaria nesta terça-feira, 21 de abril, iniciando a passagem da "WorldWired Tour" pelo Brasil com um show em Porto Alegre, mas a pandemia do novo coronavírus fez a banda norte-americana de thrash metal adiar a turnê pelo País para dezembro. Numa maneira de tentar compensar a decepção dos fãs com o adiamento, o grupo soltou um presente no Spotify: um álbum exclusivo de músicas ao vivo de shows realizados no Brasil.

A compilação abrange o período de 1993 a 2017, representando 8 das 9 passagens do Metallica pelo País, ficando de fora apenas a primeira turnê, realizada em 1989.

São 18 músicas, retiradas de shows realizados em três cidades diferentes e em anos e turnês variadas: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Há desde músicas realizadas em turnês específicas da banda como canções tocadas em festivais, como o Rock in Rio e o Lollapalooza.

No álbum, há, por exemplo, músicas tocadas pouquíssimas vezes em solo brasileiro, como "The Four Horsemen", "The Thing That Should Not Be" e "Bleeding Me", que já valem a compilação.

Especificamente em relação ao shows de 1993 no Estádio do Palmeiras, o antigo Palestra Itália, o Metallica preferiu selecionar as músicas da segunda apresentação na capital paulista, no dia 2 de maio, deixando de fora as do show que foi mais lotado e mais impactante, o do dia 1º de maio.

Para quem não se lembra, a apresentação do sábado lotou como poucas vezes o Estádio Palestra Itália e, com isso, o grupo fez um show extra no dia seguinte.

Outro detalhe que chamou a atenção foi o Metallica não incluir na lista de músicas as que foram tocadas no Rock in Rio de 2011, para muitos, a melhor das três performances no festival da capital fluminense. Naquele festival, a banda executou pela primeira e única vez em solo brasileiro a faixa "Orion", fato que já deixou aquela apresentação como histórica.

"Família Metallica! Hoje começaríamos em Porto Alegre nossos shows no Brasil, mas infelizmente foi preciso adiar. Por isso, temos um álbum ao vivo exclusivo para vocês com nossas músicas tocadas em shows de 1993 até 2017 em solo brasileiro", escreveu o grupo, em português, na sua página do Facebook.

A iniciativa do Metallica se junta a outras neste período de pandemia, como a de transmitir shows ao vivo na íntegra, às segundas-feiras, no seu canal do YouTube.

Vale lembrar que o Metallica tem um acervo gigante de shows em MP3 de boa parte de sua história para venda em seu site oficial.

9 vezes no Brasil

O Metallica já passou nove vezes pelo Brasil. A primeira vez do grupo foi em 1989, quando tocou no Rio e em São Paulo, divulgando o clássico álbum "…And Justice For All". A segunda foi em 1993, quando tocou em São Paulo, pela turnê do disco "Metallica", o "Black Album".

A terceira vez foi somente em 1999, numa turnê que trouxe o grupo para o Rio, São Paulo e Porto Alegre e que foi amparada no álbum de covers "Garage Inc.".

A quarta foi em 2010, quando foi a vez de a banda trazer a turnê de divulgação do disco "Death Magnetic" para Porto Alegre e São Paulo.

Em 2014, o grupo ainda voltou para a capital paulista para show único da turnê "Metallica By Request", na qual fãs escolhiam na internet as músicas para a banda tocar.

Além destas quatro turnês próprias, o Metallica já tocou nas edições do Rock in Rio de 2011, 2013 e 2015.

Em 2017, o grupo passou pela última vez no Brasil, onde tocou no festival Lollapalooza num grande show no Autódromo de Interlagos, já pela turnê do seu mais recente disco, o "Hardwired… to Self-Destruct".

Novas datas para a 10ª passagem

O Metallica definiu e anunciou no dia 25 de março as novas datas para as apresentações no Brasil e no restante da América do Sul. A abertura das apresentações continua com a banda sensação do rock Greta Van Fleet e a brasileira Ego Kill Talent.

As capitais no Brasil escolhidas para a "WorldWired Tour" são as mesmas que receberiam os shows em abril: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte. Agora, as apresentações serão nos dias 14, 16, 18 e 20 de dezembro, respectivamente, quase perto do Natal.

Na capital gaúcha, houve uma mudança específica de local, por conta da indefinição do calendário esportivo nos estádios. Com isso, sai de cena a Arena do Grêmio e entra o Estacionamento da Fiergs. O show, que seria no dia 21 de abril, uma terça-feira e feriado de Tiradentes, será agora no dia 14 de dezembro, uma segunda-feira.

Na capital paranaense, está mantido o Estádio Couto Pereira como local. A apresentação, que seria no dia 23 de abril, uma quinta-feira, será agora no dia 16 de dezembro, uma quarta-feira.

Na capital paulista, o Estádio do Morumbi também foi mantido. Mas está aí uma mudança que vai dar dor de cabeça para muita gente, já que o show, que seria no dia 25 de abril, um sábado, será agora no dia 18 de dezembro: uma sexta-feira na tradicionalmente caótica São Paulo, em plena proximidade com a semana do Natal.

Na capital mineira, o Estádio do Mineirão também foi mantido. A apresentação, que seria no dia 27 de abril, uma segunda-feira, será agora no dia 20 de dezembro, um domingo.

Antes de tocar no Brasil, o Metallica tocará em Buenos Aires (Argentina), no dia 4 de dezembro, no Hipodromo de San Isidro, e no dia 7, em Santiago (Chile), no Estádio Nacional.

Clique aqui e vá até o final do texto para escutar as músicas no Spotify

Lista de Faixas Detalhada

1 – Hardwired (São Paulo – Lollapalooza – 25 de março 2017)
2 – Master of Puppets (Rio de Janeiro – Rock in Rio – 19 de setembro 2013)
3 – The Four Horsemen (São Paulo – Estádio do Morumbi – 30 de janeiro de 2010)
4 – The Thing That Should Not Be (Rio de Janeiro – Clube de Regatas do Flamengo – 9 de maio de 1999)
5 – The Unforgiven (São Paulo – Estádio Palestra Itália – 2 de maio 1993)
6 – That Was Just Your Life (São Paulo – Estádio do Morumbi – 30 de janeiro de 2010)
7 – The End of the Line (Porto Alegre – Parque Condor – 28 de janeiro de 2010)
8 – Bleeding Me (Rio de Janeiro – Clube de Regatas do Flamengo – 9 de maio de 1999)
9 – Sad But True (São Paulo – Estádio do Morumbi – 22 de março de 2014)
10 – Of Wolf and Man (São Paulo – Estádio Palestra Itália – 2 de maio 1993)
11 – Moth Into Flame (São Paulo – Lollapalooza – 25 de março 2017)
12 – One (Rio de Janeiro – Rock in Rio – 19 de setembro 2013)
13 – For Whom the Bell Tolls (São Paulo – Estádio do Morumbi – 22 de março de 2014)
14 – Fade to Black (São Paulo – Estádio Palestra Itália – 2 de maio 1993)
15 – Creeping Death (Porto Alegre – Gigantinho – 6 de maio de 1999)
16 – Fight Fire With Fire (São Paulo – Estádio do Morumbi – 31 de janeiro de 2010)
17 – Nothing Else Matters (Rio de Janeiro – Rock in Rio – 19 de setembro de 2015)
18 – Enter Sandman (São Paulo – Lollapalooza – 25 de março 2017)

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock