Topo

Programa Combate Rock traz álbuns lançados em 1980

Combate Rock

23/04/2020 17h30

No segundo programa da série "50, 40, 30, 20, 10", vamos para o ano de 1980, separando alguns álbuns significativos que foram lançados naquele ano. O programa sobre os álbuns lançados em 1970 você pode ouvir aqui.

No Brasil

O ano de 1980 é o marco da explosão do que se conheceu como "Vanguarda Paulistana". Artistas que já estavam em busca de espaço no final da década anterior encontraram no Teatro Lira Paulistana seu espaço e plataforma para divulgarem seus trabalhos.

Através do selo fonografico independente Lira Paulistana, Itamar Assumpção, nascido em Tietê e criado no Paraná, lança seu primeiro álbum "Beleléu, Léu, Eu", onde começa a contar a trajetória do bandido/maldito/herói Nego Dito.


Arrigo Barnabé, que já tinha emplacado "Sabor de Veneno" no festival de música da TV Tupi em 1979, também lança seu álbum de estréia, "Clara Crocodilo", a saga do office-boy apaixonado por uma prostituta e que sofre um experimento científico, transformando-se em um perigoso vilão. Recheado de atonalismos, a história de Clara Crocodilo é um prato cheio para fãs de HQ.

Tanto Itamar como Arrigo, amigos e parceiros em diversos projetos, acabaram estabelecendo não só as bases para a tal "Vanguarda Paulistana" como também começaram a criar uma saída comercial para artistas que não entravam no radar das gravadoras: o trabalho independente.

Mundo

A explosão do punk, da new wave e do pós-punk legou uma das melhores bandas da história: Talking Heads. Um pé no experimentalismo, outro na new wave, outro no funk, fez com que a banda ganhasse destaque nos anos 70. Em 1980, eles chegam ao seu quarto album, "Remain in Light". Gravado parcialmente no Caribe e produzido por Brian Eno, a banda agrega ao seu som, timbres e experiências polirrítmicas vindas da África.

No mesmo ano, David Bowie lança seu primeiro álbum depois da "trilogia de Berlin" – "Low", "Heroes" e "Lodger". "Scary Monsters…and Super Creeps" tem uma pegada mais comercial, preterida nos álbuns anteriores a favor de experimentalismos. Em "Scary Monsters" também temos o retorno de um antigo colaborador, Robert Fripp (do King Crimson), que retorna com sua guitarra.

Nos Estados Unidos, 1980 também foi o ano em que o rap encontrou um de seus primeiros grandes sucessos que também atingiram o público branco: Sugarhill Gang, montado em cima do hit "Rapper's Delight" (que no Brasil ganhou uma divertidissima versão gravada por Miele, em "O Melô do Tagarela"), do ano anterior, lançou seu primeiro álbum, "Sugar hill Gang". Mesmo com apenas um único hit e uma série de fillers, o álbum teve excelentes vendas e provou que o gênero era não só viável comercialmente, como também extrapolava os limites das comunidades negras dos grandes centros.

Na Inglaterra, um dos expoentes do pós-punk, o Joy Division, lança seu último álbum, envolto em uma tragédia. Em 18 de maio, com a banda prestes a fazer sua primeira excursão aos Estados Unidos, Ian Curtis comete suicídio. Em julho, "Closer" é lançado e fecha um capítulo importante na história da música, abrindo espaço para uma nova revolução vinda de Manchester: a música eletrônica, que teve o New Order como um de seus pilares.

Os ingleses do Clash, em mais um braço de ferro com a indústria fonografica, lança "Sandinista!", álbum-manifesto, com três discos (sendo vendidos a preço de 1!) e um aceno ao grupo de esquerda nicaraguense, os sandinistas, que lutavam contra a ditadura millitar de Anastacio Somoza (em tempo: derrubaram, mas o tempo acabou nos legando um novo ditador, Daniel Ortega, então líder sandinista).

Duas bandas importantes também lançam álbuns que marcam novas direções artísticas: o Rush, com "Permanent Waves"; e o Queen, com "The Game". Os canadenses passam a deixar de lado as experiências sonoras progressivas que marcaram o final dos anos 1970 e começam a trabalhar com um som que, se não de todo pop, passou a ter maior penetração radiofônica – a ponto de, anos depois, a canção "Tom Sawyer", do álbum seguinte, acabar virando tema de série de televisão. Já o Queen, influenciado pelas andanças de Freddie Mercury pelas discos de Nova York e Berlim, começa a flertar com um som mais dançante, claramente influenciado pelo funk. Ainda assim, "The Game" ainda traz uma bela homenagem a um dos pioneiros do rock, Elvis Presley, em "Crazy Little Thing Called Love".

O ano de 1980 termina com mais uma tragédia que abalou o mundo da música e encerra um de seus capítulos mais importantes. Em Nova York, o ex-beatle John Lennon é assassinado por um maluco e qualquer especulação sobre um eventual retorno da banda mais influente de todos os tempos é enterrado junto. Poucos dias antes, Lennon, acompanhando por sua mulher Yoko Ono, haviam lançado o álbum "Double Fantasy", que marcava seu retorno à vida artística, depois de cinco anos de ausência dos estúdios e palcos.

Olhando em perspectiva, "Double Fantasy" é um álbum mediano, mas a brutal morte de Lennon acabou dando relevância a ele.

Agora, é só clicar no player abaixo, e viajar conosco até 1980. Divirta-se!

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock