Topo

A avalanche sonora dos Allman Brothers ao vivo

Combate Rock

05/04/2020 06h35

Eugênio Martins Júnior – do blog Mannish Blog

Não é fácil escolher um entre tantos discos ótimos dos Allman Brothers, banda formada em Macon, na Georgia, pelos irmãos Gregg e Duane.
Tenho todos, mas escolhi esse duplo ao vivo porque sintetiza o que de fato era o super grupo que traçou as linhas do blues/rock com o lançamento de seu primeiro álbum em estúdio, gravado em 1969.
Considero esse "Live at the Fillmore East", gravado em julho de 1971, um dos melhores discos ao vivo de todos os tempos. De todos os que ouvi, lógico. Lançou-os ao estrelato e após 50 anos, ainda é o disco que melhor capta a energia da apresentação ao vivo de uma banda no auge.
Não é pra menos, esse ao vivo traz a banda completa, Dickey Betts (guitarra e voz), Butch Trucks e Jai Johanny Johanson (bateria), Barry Oakley (baixo), além de Gregg (teclado e voz) e Duane (guitarra), em um dos palcos mais prolíficos dos anos 60/70, o Teatro Fillmore, comandado por Bill Grahan, onde os shows costumavam durar três horas, no mínimo.
O LP original tem sete temas, extraídos pelo produtor Tom Dowd – parceiro dos irmãos desde o álbum anterior, Idlewild South – de duas apresentações em março de 1971, em New York.
Nessa versão as três primeiras músicas são os blues enfesados Statesboro Blues, Done Somebody Wrong e Stormy Monday, para depois mudar drasticamente para os temas viajantes, misturando rock, jazz e muito rythmn and blues.
As suítes que faziam os shows durarem tanto, You Don't Love Me, Hot 'Lanta, In Memory of Elizabeth Reed e Whipping Post levam a um mergulho no túnel sonoro dos Allman Brothers. Desafio alguém a me mostrar uma dupla de guitarristas na mesma banda mais foda do que Duane e Dickey Betts.
A minha versão é a  De Luxe Edition, com CD duplo com mais algumas faixas extras – faixa não porque CD não tem faixa, coisa de velho! Músicas é melhor. São elas Don't Keep Me Wonderin', One Way Out, Midnight Rider, Mountain' Jam (com fudidos 33.39') e Drunken Hearted Boy.
One Way Out e Midnight Rider foram gravadas em 27 de junho, as demais foram gravadas em 12 e 13 de março de 1971. Todas no Fillmore de New York.
Este álbum foi o último gravado com a formação original. Em 29 de outubro de 1971, em meio às gravações de Each a Peach, quatorze dias após os Allman Brothers ter ganhado o disco de ouro por Live at Fillmore East, Duane Allman morreu em um acidente de moto com 24 anos a caminho da casa de Barry Oakley.
E em 12 de novembro de 1972, aos 24 anos, Barry Oakley morreu em um acidente de moto a três quarteirões do acidente de Duane. Sinistro.
Músicas: 
CD 1
1 – Statesboro Blues (4.17)
2 – Trouble No More (3.43)
3 – Don't Keep Me Wonderin' (3.27)
4 – Done Somebody Wrong (4.33)
5 – Stormy Monday (8.48)
6 – One Way Out (4.56)
7 – In Memory of Elizabeth Reed (13.04)
8 – You don't Love Me (19.16)
9 – Midnight Rider (2.55)
CD 2
1 – Hot 'Lanta (5.20)
2 – Whipping Post (22.53)
3 – Montain Jam (33.39)
4 – Drunken Hearted Boy (6.57)

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock