Topo

Notas roqueiras: Titãs, Thiago Pethit, Charly Coombes...

Combate Rock

24/03/2020 12h00

Titãs no formato trio: Tony Bellotto (esq.), Sergio Britto (centro) e Branco Mello (FOTO: SILMARA CIUFFA/DIVULGAÇÃO)

– Os Titãs viajam 38 anos no primeiro single do novo trabalho, que será lançado em abril. "Sonífera Ilha" é mais do que a regravação da primeira música do disco de estreia do grupo, de 1984. É o retrato de um conjunto que em quatro décadas de popularidade tão alta quanto inabalada nunca se repetiu. O single é lançado em áudio e clipe nesta sexta (20) e marca a contagem regressiva para a primeira parte dos três trabalhos que saem a partir de abril, "Titãs Trio Acústico – EP01". Depois virão "EP02" e "EP03". O clipe traz participações mais que especiais, como a do Paralamas, Rita Lee, Andreas Kisser, Cyz Mendes, que deu voz para uma, das três "Marias" retratadas na história de "Doze Flores Amarelas", Alice Fromer, Elza Soares, o rapper Edi Rock, Fabio Assunção, Fernanda Montenegro, Casagrande e Roberto de Carvalho.

– Um sample de si mesmo. É isso o que Thiago Pethit apresenta na faixa Romeo+, novo single do artista paulistano que chega nesta sexta (20) nas plataformas streaming. Uma nova versão de Romeo, originalmente lançada no álbum Rock'n'Roll Sugar Darling (2014), ganhou ares da sonoridade do disco mais recente do artista, Mal dos Trópicos – Queda e Ascensão de Orfeu da Consolação (2019), trabalho que fala sobre o amor em tempos de guerra e cólera, sobre o amor no fim do mundo. Além disso, Romeo+ tem sample da inédita Tão Só, música gravada originalmente para entrar no álbum, mais que foi descartada. Ouça aquiCom produção de Augusto Passos, baixista que trabalha com Pethit, e também assina como produtor musical do show de Mal dos Trópicos, a versão de Romeo apresentada nesta turnê é uma das faixas do setlist que ganharam samples no palco.

– Depois de "Animal Heart", o multi-instrumentista, produtor e compositor Charly Coombes segue divulgando os singles do disco "All In The End Is Harvest", quarto trabalho solo do inglês radicado no Brasil há seis anos. De cunho bastante íntimo, "Full Circle" é a faixa escolhida para o videoclipe que Charly também disponibiliza hoje (20), com direção da sua companheira, Rayana Coombes. Assista aqui. As influências da canção passam por clássicos da música brasileira, como os álbuns 'Construção' e 'Meus Caros Amigos' de Chico Buarque. "Para um gringo essa conexão é bem clara e óbvia, mas para os brasileiros, talvez o link com essas referências possa parecer um pouco tênue, haha", comenta Coombes. Gravada em seu home studio, Charly contou com a participação de Tato Cunha na flauta, parceiro do artista, "trabalhei com Tato nos últimos discos e ele, realmente, trouxe algo especial ao resultado final" , ressalta. Já a letra da música – traduzida no videoclipe como uma alusão as legendas de filmes antigos – resgata a memória de Charly, quando viveu em Oxford.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock