Topo

Bia Marchese leva o seu blues elegante a São José dos Campos

Combate Rock

01/03/2020 12h00

Marcelo Moreira

Bia Marchese (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Quem escuta o álbum "Let Me In", da cantora paulista Bia Marchese, se delicia com a delicadeza e a sutileza de sua voz e de sua performance em standards de jazz e blues dos anos 20 e 30 do século passado.

Ao vivo, a moça se esforça para esbanjar a mesma sutileza e delicadeza, mas só até o momento em que encarna Janis Joplin, Billie Holiday e outras divas da música, surfando no vulcão sonoro e musical que seu palco se transforma.

Destaque do blues nacional dos últimos anos, fará uma curta temporada no Estado de São Paulo em março, dando um pequeno tempo na sua carreira internacional – morando atualmente em Chicago (EUA), tem se dividido em apresentações solo e participações com a Nick Moss Band, quem tem como baixista o companheiro, Rodrigo Mantovani, outro paulista que trilha os caminhos norte-americanos.

A rápida turnê começa em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, com o projeto Blues no Municipal, uma iniciativa da Naves & Simi Poduções, capitaneada por nomes importantes da música da cidade.

Para encarar o imponente Teatro Municipal, Bia terá a companhia de instrumentistas de primeiro time do blues nacional, como o baterista Humberto Ziegler e os guitarristas Leo Leon Duarte T. Guy, além do baixista Denilson Martins.

 

No palco, a surpresa é total para quem esperava um desfile de standards do jazz e do blues. Com voz suave e cristalina, Bia cai de cabeça em um som mais pesado e mais dançante, misturando blues, rock e soul embalada pelo talento do jovem Leo Leon Duarte, filho do extraordinário gaitista Sergio Duarte.

Não é exagero dizer que ela combina a elegância da britânica Dusty Springfield e a emoção da norte-americana PP Arnold, duas divas da música pop da Grã-Bretanha dos anos 60. Quando decide usar a potência,com  voz rouca às vezes, mostrou nítidas influências de Tina Turner, Aretha Franklin e Elis Regina.

No repertório, provavelmente estarão hits eternos, como uma versão Motown de "Get Back", dos Beatles, e um rockabilly quente com a clássica "Route 66", para não falar de versões soul para músicas de Bob Dylan. Tudo isso ela já apresentava antes de partir para Chicago, em 2018.

Não é todos os dias que podemos assistir a uma artista internacional cantando o melhor do blues e da soul music perto de casa. Para quem gosta de blues e mora no Vale do Paraíba, é um programa obrigatório.

 

Serviço:

05/03 – (quinta) às 20h
TEATRO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Rua Rubião Júnior 84 – 3 andar – Centro

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock