Topo

Aerosmith faz reencontro com Run-DMC no Grammy

Combate Rock

30/01/2020 19h16

Do site Roque Reverso

Aerosmith e Run-DMC no Grammy (FOTO: REPRODUÇÃO/YOUTUBE)

Tradicionalmente desprestigiado na maioria das premiações anuais recentes, o rock n' roll pouco apareceu na cerimônia de 2020 do Grammy em Los Angeles, nos Estados Unidos. No evento que começou na noite do domingo, 26, e terminou já na madrugada (horário de Brasília) da segunda-feira, 27, o reencontro entre o Aerosmith e o lendário grupo de hip hop Run-DMC foi o melhor momento rock do evento.

Com uma produção gigantesca de palco que já é marca registrada nos shows das cerimônia do Grammy, Aerosmith e Run-DMC executaram o clássico "Walk This Way" e fizeram o público presente dançar e pular.

A banda norte-americana de rock iniciou a apresentação antes com a música "Livin' on the Edge". A performance veio recheada de polêmica, já que não contou com a presença do baterista Joey Kramer, que tentou tocar com os companheiros, mas não conseguiu, impedido pela banda.

Substituído por seu técnico de bateria, John Douglas, Kramer chegou a entrar na Justiça contra a banda por não deixá-lo retornar, após passar por um problema físico temporário. A versão do Aerosmith é de que ele, nesta volta, não estava em condições de oferecer uma apresentação condizente com a qualidade da banda.

Um juiz de Los Angeles definiu que o grupo não era obrigado a aceitar Kramer de volta. Alinhado com o Aerosmith, o juiz decidiu que o baterista não estaria fisicamente ou emocionalmente pronto para tocar no evento.

A postura da banda revoltou fãs no mundo inteiro. E, para quem viu a apresentação no Grammy, a performance de Douglas não foi nada esplendorosa. Kramer, mesmo fora de ritmo, traria algo igual ou até melhor.

Premiações do Rock

Tão esquecido e desprestigiado em relação a outros gêneros atualmente mais populares da música, o rock teve seus representantes premiados. Destaque para o grupo Cage the Elephant, que conquistou o prêmio de Melhor Álbum de Rock, com o disco "Social Cues".

A banda derrotou o grupo Bring Me The Horizon, com "Amo"; a banda The Cranberries, com "In The End"; o Rival Sons com "Feral Roots"; e I Prevail, com "Trauma".

O prêmio de Melhor Música de Rock ficou com Gary Clark Jr., com a canção "This Land". Ele derrotou a cantora Brittany Howard (que é vocalista do Alabama Shakes), com "History Repeats", além dos grupos The 1975, com "Give Yourself A Try"; Tool, com "Fear Inoculum"; e Vampire Weekend, com "Harmony Hall".

O Vampire Weekend, por sua vez, levou o prêmio de Melhor Música Alternativa, com "Father of the Bride". A banda bateu Big Theif, James Blake, Bon Iver e Thom Yorke.

Gary Clark Jr levou também o prêmio de Melhor Performance de Rock, também com "This Land". Ele bateu Brittany Howard, com "History Repeats", além de Bones UK, com "Pretty Waste"; Karen O e Danger Mouse, com "Woman"; e o Rival Sons, com "Too Bad".

Na categoria Melhor Performance de Metal, o Tool foi o grande vencedor, com "7empest". A banda derrotou o Death Angel, com Humanicide", além de Killswitch Engage, com "Unleashed"; I Prevail, com "Bow Down"; e o Candlemass com Tony Iommi, com "Astorolus – The Great Octopus".

Destaque da Noite

No geral, o destaque da noite foi a cantora Billie Eilish. Com apenas 18 anos de idade, a jovem, que têm suas músicas tocadas em algumas rádios de rock, foi premiada em nada menos que cinco das seis categorias em que estava indicada, tornando-se a primeira mulher a levar os prêmios de Álbum do Ano, com "When We All Fall Asleep Where Do We Go", Artista Revelação, Canção do Ano e Gravação do Ano (ambas com a música "Bad Guy") em uma mesma edição da premiação.

Billie Eilish ainda ficou com o prêmio de Melhor Álbum de Vocal Pop Solo.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock