'São Paulo', do 365, ainda é a cara roqueira de São Paulo
Marcelo Moreira
Há muito tempo, em outra galáxia existente em outra dimensão, o Combate Rock fez uma enquete rápida sobre o rock paulista que era mais a cara de São Paulo, por ocasião do aniversário da cidade. Era então o 458º da capital paulista, e surpreendentemente quem ganhou foi a canção "São Paulo", da banda punk 365.
Foi uma disputa acirrada, de alto nível, com uma concorrência pesada. O 365 venceu porque os roqueiros de então se identificaram mais com a letra, que tinha um caráter mais serio e, até certo ponto, laudatório, o que não é demérito nenhum. "São Paulo" era uma celebração da cidade e à cidade.
"Pânico em SP", dos Inocentes, e "Pobre Paulista", do Ira!, são canções muito fortes, até mais do que a vencedora da enquete na época, mas tinham uma vertente mais agressiva, de protesto.
A música dos Inocentes era pura agressão, punk até a última nota, mostrando uma metrópole urgente e totalmente conectada com o ambiente político-cultural dos anos 80.
"Pobre Paulista" trazia um pouco da inquietação mod do Ira!, e servia, de certa forma, a uma forma de protesto, apesar e também realçar um certo tipo de paulistanidade que chegou a incomodar fãs e músicos Estados – alegaram que era uma canção meio "xenófoba", pois exaltava demais o povo paulista. Qual é o problema disso? Onde a música contém, algum tipo de discriminação?
"São Paulo, São Paulo", do Premeditando o Breque, e "Trilogia da Vila Madalena", do Língua de Trapo, estiveram cotadas, mas acabaram perdendo espaço por serem satíricas e abusarem, no bom sentido, do bom humor. Pegavam pesado na caricaturização do metrópole e exageravam, de forma maravilhosa, os problemas graves que a cidade tinha.
A escolha acabou sendo sensata e acertada, mas longe de ser unanimidade. Nós, do Combate Rock, adoramos as quatro mais votadas, citadas neste texto, e com certeza as consideramos a cara roqueira da cidade, cada uma inserida no contexto de suas letras.
Parabéns São Paulo pelos 466 anos de fundação, ao som das canções mais emblemáticas que representam a cidade.
A banda vencedora em 2012
Fundada em 1983, o 365 foi um dos expoentes da fase final do movimento punk-rock e new wave no país. Com Miro de Melo (bateria), Tiquinho (guitarra), Adauto (baixo) e Oclinhos (vocal), a banda ficou conhecida no circuito underground paulista por suas canções de protesto.
Em 1985, a banda passa por uma reformulação com a entrada de Ari Baltazar (guitarra), Mingau (baixo) e Finho (vocal). Com um estilo voltado para o pós-punk, sua música foi intitulada por alguns críticos como rock de combate – e o Combate Rock sempre aprovou tal rótulo!!!!
Em 1986 é lançado o disco-mix contendo as músicas "São Paulo" e "Canção para Marchar", a canção "São Paulo" torna-se um grande sucesso e posteriormente um clássico do rock nacional. Com a repercussão positiva, em 1987 lançam seu primeiro álbum homônimo, contendo entre outras músicas, uma versão de "Grândola, Vila Morena", música do cantor e compositor português Zeca Afonso. A música original foi utilizada, na década de 70, como senha de sinalização durante a Revolução dos Cravos, em Portugal.
A discografia da banda é composta por quatro álbuns, uma coletânea e um compacto com duas músicas em formato EP.
Sobre os Autores
Sobre o Blog
Contato: contato@combaterock.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.