Topo

All You Need - em busca dos quatro fabulosos em Liverpool - parte 3

Combate Rock

22/01/2020 19h00

Airton Gontow – do site Coroa Metade e publicado originalmente no site Terceiro Tempo

O passeio começa com um subir de escadas, ladeadas por faixas históricas e repletas de dizeres como Liverpool, The Cream of Europe ("Liverpool, a nata da Europa") de sua fanática torcida que não festeja um título de campeão inglês desde a temporada 1989/90, ainda pela Primeira Divisão, já que a Premier League surgiu apenas dois anos depois, mas que comemorou este ano a sexta conquista da Champions.

Guias também experientes e engraçados, ao menos para quem, como este repórter, aprecia o humor inglês, levam o turista para conhecer as diversas dependências de Anfield, em um padrão muito parecido com o que vimos em outros estádios durante o tour pelo futebol inglês.

Marcante ver expostos no vestiário reservado aos times adversários os uniformes de grandes jogadores que enfrentaram o clube, como Buffon, Xavi, Iniesta, Cristiano Ronaldo, Henry, Messi e o craque do Jardim Irene, capitão do Peta, Cafu; assim como estar no vestiário do clube inglês junto aos "armários" de Mané, Salah e dos brasileiros Alisson, Fabinho e Firmino.

Ainda no vestiário, um vídeo, apresentado pelo técnico Jürgen Klopp, conta a história do clube. Na sequência, um imenso salão traz painéis com fotos e frases dos grandes treinadores que marcaram época na história dos Reds, como Bob Paisley, o técnico que mais venceu grandes títulos pelo Liverpool; Joe Fagan, Kenny Dalglish (There is no one anywhere in the world at any stage who is any bigger or any better than this football club – "Não há ninguém em qualquer lugar do mundo e em qualquer patamar que é maior ou melhor do que este clube de futebol"), Gérard Houllier, Rafael Benitez (Before, I said that they were maybe the best supporters in England. Now, maybe they are the best supporters in Europe – "Antes, eu dizia que eles eram talvez os melhores torcedores da Inglaterra. Agora, talvez sejam os melhores torcedores da Europa.") e, claro, Bill Shankly.

Em toda a parte do estádio e também no museu do clube há muitas referências aos seis títulos de campeão europeu conquistados nas temporadas de 1976/77, 1977/78, 1980/81, 1983/84, 2004/2005 e 2018/19. O Liverpool é o maior vencedor inglês da competição europeia, seguido pelo Manchester United, com três conquistas (1967/68, 1998/99 e 2007/08).

Anfield Road, o estádio do Liverpool (FOTO: MARIA PEREIRA GONTOW)

Não havia brasileiros flamenguistas e são-paulinos no grupo. Pena! Ficaram tristes e ao mesmo tempo orgulhosos ao perceber que não há referências às finais de mundiais perdidas.  Em 81, com antológica atuação de Zico, o rubro-negro carioca venceu por 3 a 0.

Em 2005, na maior atuação da vida de Rogério Ceni, o tricolor paulista ganhou por 1 a 0. Em 84, o time inglês foi derrotado pelo Independiente da Argentina (em 77 e 78, os Reds desistiram de disputar o título). 

Na entrada do museu, antes de começar a galeria de troféus, fotos e uniformes, um fato surpreendente: as primeiras "peças" trazem a primeira maquete do Anfield e um uniforme, também antigo, do maior adversário da cidade, o Everton.

Uma plaqueta informa que foi um presente dado pela equipe rival: "Anfield foi a casa do Everton de 1884 a 1892. O primeiro jogo do Everton foi disputado aqui em 27 de setembro de 1884, derrotando o Earlstown FC por 5 a 0".  Exemplo de que civilidade e precisão histórica podem andar juntos com a paixão.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock