Topo

All You Need - em busca dos quatro fabulosos em Liverpool - parte 1

Combate Rock

20/01/2020 19h00

Futebol e rock se misturaram pouco durante a vida, embora um esteja literalmente amarrado ao outro. O Combate Rock já mostrou algumas vezes essa relação e agora aproveita para ressaltar essa ligação. O jornalista gaúcho Airton Gontow, por conta da final do Campeonato Mundal de Clubes, no Catar, entre Liverpool e Flamengo, no último mês de dezembro – vitória inglesa por 1 a 0 -, fez uma bela crônica a respeito da cidade portuária britânica que legou ao mundo a mehor de todas as bandas de rock, os Beatles. Vamos exibir o longo desta semana o texto em cinco partes. Divirtam-se!

Airton Gontow – do site Coroa Metade e publicado originalmente no site Terceiro Tempo

FOTO: DIVULGAÇÃO

Visitar a cidade do adversário do Flamengo na final do Mundial de Clubes, é uma atração campeã e apaixonante até mesmo para os mais fanáticos torcedores do rubro-negro carioca.

Situada no noroeste da Inglaterra, com cerca de 500 mil habitantes, Liverpool tem inúmeras atrações, que vão de referências aos Beatles, museus, catedrais e uma impactante região portuária a times de futebol, com destaque para o atual campeão europeu.

Assim como o lindo Rio de Janeiro, Liverpool merece o título de "Cidade Maravilhosa"o deixar a estação de trem, o primeiro olhar revela um entorno elegante.

A poucos metros, os imponentes National Museum e o Royal Court Theatre. Esta é uma das mais famosas e importante cidades europeias e há muito para ver e visitar. Mas não agora.

Ando rapidamente pelas ruas, arrastando as malas com rodinhas. Tenho pressa para chegar ao hotel, guardar meus pertences e sair logo para ver de perto e descobrir tudo sobre os quatro fabulosos: o famoso Quarteto de Liverpool!

– Salah, Firmino, Mané e Alisson!

Estamos, eu e a repórter fotográfica Maria Pereira Gontow, na Inglaterra, a convite da VisitBritain para conhecer, além das cidades, clubes e estádios ingleses.

O campeonato nacional inglês é considerado, com sobras, o melhor do mundo. Organizado e com estádios seguros tem todos os anos vários candidatos ao título – bem diferente do que acontece em países como a Itália, França, Espanha, Alemanha, Portugal e Holanda, onde a disputa invariavelmente se resume a duas ou três equipes.

Até recentemente, apenas a Espanha rivalizava em visibilidade com a Premier League, já que nela atuavam Cristiano Ronaldo e Messi, os dois grandes craques dos últimos onze anos no Planeta da Bola. A ida do primeiro à Itália, deu "de vez" a supremacia ao Reino Unido.

Superioridade que já repercutiu nas competições continentais. Na última edição da Champions League, quatro dos oito classificados para as quartas-de-final foram ingleses: Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham. Nas semifinais e final. dois foram da Terra da Rainha: Liverpool (o campeão) e Tottenham.

A final da segunda competição mais importante do continente, a Liga Europa, também foi disputada entre dois ingleses: Arsenal e Chelsea (que conquistou o título).

O futebol busca se consolidar como uma das joias da coroa do turismo inglês.  Dos turistas que prestigiam algum evento esportivo, cerca de três quartos compareceram a uma partida de futebol. O turismo gera £108,55 bilhões por ano para a economia do Reino Unido.

Segundo a Pesquisa Internacional de Passageiros do Departamento de Estatísticas Nacionais, feita em 2014, o gasto médio por visita de turistas que assistem a pelo menos um jogo de futebol é de £855, enquanto para os que não vão a jogo algum o gasto médio é de £628.  Dos turistas que vão ao Reino Unido para prestigiar algum evento esportivo, cerca de três quartos compareceram a uma partida de futebol.

De acordo com o VisitBritain, há um forte crescimento na chegada e gastos dos turistas brasileiros. Nos primeiros três meses do ano passado, foram 74 mil viagens do Brasil para o Reino Unido, um aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2017.

Em relação aos gastos, mesmo com a crise econômica, de janeiro a março deste ano os brasileiros deixaram em território britânico £56 milhões, o que representa 28% de aumento em relação ao ano anterior.

Pacotes lançados recentemente para brasileiros e outras nacionalidades devem impulsionar ainda mais o número de turistas. Tem dado certo. O bom filho à casa torna: ver o principal esporte do mundo na terra onde ele nasceu, é uma experiência única e inesquecível.

Nos pacotes Football is Great, de quatro, cinco e seis dias, há passeios em pequenos, médios e grandes estádios, visitas a museus temáticos do futebol, jogos e idas a pontos turísticos e gastronômicos, já que ninguém é de ferro. Nem de couro.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock