Topo

Humble Pie, 50 anos: a força explosiva do blues pesado setentista

Combate Rock

10/12/2019 06h59

Marcelo Moreira

A entrevista coletiva do guitarrista inglês Peter Frampton terminara havia minutos em um hotel em São Paulo, anos atrás. Muito solícito, foi cercado no saguão por um alguns fãs e jornalistas ávidos por respostas. Um dos jornalistas não teve pudor e sacou de uma sacola um LP do Humble Pie, "As Safe as Yesterday", de 1969, o disco de estreia da banda.

Frampton pareceu surpreso, mas na verdade estava atônito. Fazia tempo que ele não via alguém lhe mostrar um álbum de sua segunda banda. Paralisado por alguns momentos, pegou o álbum de vinil, observou-o e só depois o autografou. Quando devolveu ao dono, disparou: "Excelente álbum, som fantástico. Toquei muito nele. Celebremos a memória de Steve Marriott, que morreu há 20 anos."

Ex-guitarrista e vocalista do Small Faces e do Humble Pie morreu no dia 20 de abril, em 1991, em sua casa no interior da Inglaterra. Exausto após uma viagem de avião vindo dos Estados Unidos, deitou na cama para descansar, mas acabou cochilando com um cigarro aceso entre os dedos. A casa pegou fogo.

Marriott é o primeiro da esquerda para a direita

Marriott é o primeiro da esquerda para a direita

E o surgimento do explosivo Humble Pie está completando 50 anos. Irascível e genioso, mas profundamente passional e leal, Steve Marriott ganhou notoriedade como guitarrista, vocalista e líder dos Small Faces, que teve grande sucesso na Inglaterra entre 1966 e 1968, além de fletar com o movimento mod naquele país.

A banda enfileirou sucessos como "All or Nothing", "My Way og Giving", "Itchycoo Park"e "Tin Soldier", mas demorou a perceber os novos tempos do fim da década – som mais pesado baseado no blues e rock psicodélico.

Sem fazer sucesso nos Estados Unidos, a banda perdeu fôlego. some-se isso às desavenças  constantes entre Marriott e os companheiros, estava desenhado o quadro de implosão.

No comecinho de 1969, Marriott anunciou sem cerimônias que estava saindo da banda para montar o Humble Pie ao lado do virtuoso guitarrista e vocalista Peter Frampton, de saída do Herd. Meses depois, os Small Faces viram os Faces com  as entrada de Rod Stewart e do guitarrista Ron Wood.

 

Steve Marriott estava fascinado com o poder do som blueseiro de Cream, Free e Led Zeppelin e foi em várias jams por Londres que decidiu enveredar por um caminho mais pesado.

 

O Humble Pie surgiu como um furacão e logo ocupou o lugar do Free no coração dos apreciadores de blues pesado – o quarteto de Paul Rodgers semrpe esteve envolto em conflitos internos e praticamente acabou em 1972.

Mais entrosados do que nunca, Frampton e Marriott criaram verdadeiros clássicos do rock inglês, como "Natural Born Boogie", "Wrist Job", "Desperation" e "As Safe As Yesterday Is".

Mas não demorou para que o encrenqueiro Marriott começasse a implicar com Frampton, reclamando que o Humble Pie estava ficando pesado demais. Ele voltou a se interessar por soul music e rhythm and blues, enquanto Frampton buscava algo mais acessível e pop, mesmo que fosse hard rock.

Steve Marriott na capa de um CD ao vivo, em ação nos anos 70

Steve Marriott na capa de um CD ao vivo, em ação nos anos 70

As brigas constantes causaram a saída de Frampton em 1972, logo substituído por Dave "Clem" Clemson, que também era bom cantor além de guitarrista.

O redirecionamento musical da banda foi imediato, mergulhando fundo na soul music clássica. O público, no começo, aprovou, mas depois abandonou o Humble Pie, que encerrou as atividades em 1975.

Marriott tentou recriar os Small Faces em 1977 com o batrista Kenney Jones e o tecladista Ian McLagan, ex-companheiros que que estavam parados desde o fim dos Faces, também em 1975.

Mesmo sem o baixista Ronnie Lane, que recusou para continuar sua bem-sucedida carreira solo, a nova encarnação lançou os fracos "Playmates", em 1977 e "78 in the Shade" em 1978.

Novas decepções, novas brigas e novo fim. Marriott então parte para o desespero e tenta reformar o Humble Pie. Peter Frampton recusa, assim como o baixista Greg Ridley.

Ao lado do baterista original Jerry Shirley, contrata o vocalista e tecladista Bob Tench e o baixista Anthony Jones para gravarem "Go for the Throat" em 1980. Mesmo com as fracas vendas, ainda insistiram no ano seguinte com "On to Victory", que teve desempenho pior ainda. O fim da nova encarnação do Pie era apenas uma questão de tempo.

Nos anos seguintes Marriott montou bandas diversas para fazer shows solo pelo interior da Inglaterra e pela Alemanha, mas o máximo que conseguiu foi se tornar um cover de si mesmo. Entretanto, foi um músico bastante influente e admirado por muita gente importante do rock.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock