Topo

Chicago Blues Sessions Duo inaugura novo ponto do blues na Grande SP

Combate Rock

09/10/2019 07h05

Marcelo Moreira

Ivan Marcio e Roger Gutierrez inauguraram as quartas blues do bar A Gruta, em Santo André (FOTO: MARCELO MOREIRA)

O calor voltou e a vida parece ter ganho outro sentido para muita gente que gosta de ver um espetáculo musical no meio da semana.

Como há muito não acontecia, bares da Grande São Paulo tiveram um público acima do normal na quarta-feira, 2 de outubro, e a semifinal dsa Libertdores entre Grêmio e Flamengo nada teve a ver com isso. A preferência era por locais que tivessem música ao vivo e atrações diferentes.

E coube a uma dupla de blueseiros inaugurar uma nova fase no bar A Gruta, que funciona há 13 anos no centro de Santo André. Ivan Marcio e Roger Gutierrez formam o Chicago Blues Sessions, duo que interpreta, na gaita e na guitarra, clássicos de artistas daquela cidade norte-americana.

O bar, que é dedidaco ao rock e ao heavy metal – e que tem uma loja de acessórios, CDs e DVDs -, inaugurou a sua "Blues Session" mensal, sempre às quartas-feiras. Nas outras três do mês o gênero musical será dedicado ao rock.

E a escolha para inaugurar o blues d'A Gruta não poderia ser melhor. Marcio é um dos mais importantes gaitistas do blues brasileiro, nascido e criado em Santo André. Já gravou dois álbuns solo em Chicago com músicos que formavam a nata da cidade. Gutierrez, por sua vez, é um mestre na sutileza e na linguagem limpa do blues, com um toque refinado e fraseados distintos e elegantes.

Os dois transformaram o pequeno bar lotado em um pub com muita energia e descontração. E Marcio fez com que o show se transformasse em um ponto de parada para amigos e músicos, que brincaram em animadas jams sessions movidas a blues clássico – passaram por lá, por exemplo, o gaitista Marcos Fubeca e o guitarrista Carlos de Lucca, entre vários outros.

O clima estava tão bom que suscitou uma série de novos encontros musicais agendados no ABC e até mesmo a recriação de velhos grupos de blues e rock.

"O blues tem essa qualidade: possibilita reencontros e restsabelecimentos de amizades e parcerias. Já faz um tempinho que minhas apresentações se tornam jams, com todos tocando e curtindo. Muitas vezes me sinto mais realizado do que tocando em alguns festivais", afirmoi sorridente o gaitista Ivan Marcio.

Ao longo dos últimos cinco anos a Grande São Paulo foi perdendo gradativamente os seus principais pontos de encontgro de blues e jazz, seja por fechamento dos bares ou por mudança de linha artística dos estabelecimentos.

Aos poucos Santo André vem liderando neste quesido, com o 74 Pub e A Gruta, tentando resgatar a tradição do lendário Jazz and Blues, casa noturna de fama internacional que funcionou por quase 20 anos a menos de dois quilômetros de onde Ivan Marcio e Roger Gutierrez davam o pontapé inicial do novo evento.

"Quem gosta de boa música tem de ficar atento à programação daqui. Para mim nunca deu errado conferir as indicações de shows ao vivo desta casa", disse Samuel Lemos, contador que enlouqueceu com a superjam com quatro gaitas em dos clássicos supremos do blues e do jazz, "Stormy Monday Blues".

Para Ernesto Villa e a namorada, Priscila, nem mesmo a concorrência com o show do Slayer, no Espaço das Américas, foi suficiente para trocar o heavy metal pelo blues. "Tudo bem que é a despedida do Slayer, e eu queria ter ido, mas nao lamentei não ter conseguido ingresso. Isso aqui tá bom demais."

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock