Topo

Marshall Allen se apresenta com artistas brasileiros

Maurício Gaia

01/10/2019 22h00

O lendário Marshall Allen chega ao Brasil para uma série de shows dentro da programação do Sesc Jazz. Além disso, ele estará no espetáculo "OUTROS ESPAÇO: SINTONIA CÓSMICO SÔNICA", encontro que reúne, além dele, Danny Thompson, Knoel Scott e Elson Nascimento, membros da Sun Ra Arkestra, dirigida por Allen, e os brasileiros Tulipa Ruiz; Juçara Marçal e Thiago França (Metá-Metá); Rodrigo Brandão; Guilher Granado e Marcos Gerez (Hurtmold); Thomas Rohrer; e Paulo Santos (Uakti).

Marshall Allen (Foto: Divulgação)

Intitulada "Outros Espaço: Sintonia Cósmico Sônica", a série de apresentações visa construir uma experiência singular para cada uma das quatro únicas datas agendadas. Tratam-se de sessões de improviso livre, impossíveis de serem repetidas.

O encontro surgiu graças a uma apresentação que reuniu Marshall e Brandão pela primeira vez, no Moers Festival, na Alemanha, em junho deste ano. Durante o evento, que é considerado um dos festivais mais antigos e prestigiados da Europa, também se apresentaram muitos dos artistas que irão participar dos shows no Brasil, e que fizeram parte do disco "Outros Barato", estreia de Brandão.

A sinergia entre os dois foi forte o suficiente para ganhar a primeira página do jornal local no dia seguinte, e gerar essa próxima onda, ampliando agora o leque com a participação de membros das suas respectivas gangues artísticas. Juntos, somam doze pessoas no palco.

Sun Ra Arkestra e o Afro-Futurismo

A Arkestra é um coletivo musical criado por Herman Poole Blount, compositor e pianista de jazz, nascido em 1914. Circulando na cena de jazz de Chicago, ele mudou seu nome para Le Sony'r Ra, ou apenas Sun Ra (de Ra, o deus egípcio do sol).

Sun Ra dizia ser um anjo vindo de Saturno e suas criações musicais misturavam o avant gard jazz com experimentações eletrônicas. Nos palcos, além de uma formação variável de músicos, os concertos tinham a presença de dançarinos e roupas futuristas mas que faziam diálogo com o Egito Antigo, sendo considerado um dos pioneiros do afrofuturismo.

Sun Ra morreu em 1993, porém a Arkestra continua na ativa, sob a direção de Marshall Allen, hoje com 95 anos de idade, e que atuava como sideman de Sun Ra desde os anos 1950.

SERVIÇO

Outros Espaço: Sintonia Cósmico Sônica

03/10, quinta, às 20h30 – SESC BAURU
Av. Aureliano Cardia, 6-71 – Vila Cardia, Bauru

04/10, sexta, às 20h00 – SESC SÃO CARLOS
Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jardim São Carlos, São Carlos

05/10, sábado, às 20h30 – SESC RIO PRETO
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333 , Chácara Municipal, São José do Rio Preto
* a cantora Juçara Marçal não estará presente nesta apresentação.

06/10, domingo, às 18h00 – SESC BOM RETIRO
Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos, São Paulo

Na Internet:
http://www.sescsp.org.br

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock