Topo

'Redson em Tempos de Cólera', um documentário muito atual

Combate Rock

30/08/2019 17h00

Marcelo Moreira

Cólera em formação dos anos 2000: Redson está no centro (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Tente mudar o amanhã, principalmente em tempos de Cólera. A mensagem punk começa a ser resgata nestes tempos sombrios de avanço do conservadorismo permeado de mau-caratismo e sedento de sangue, seja de adversários político-culturais, seja do meio ambiente.

Chega a ser didático e revigorante assistir ao documentário "Redson em Tempos de Cólera", gravado em Brasília (DF) entre 2006 e 2010.

Mesmo centrasdo na figura do guitarrista e cantor Redson, o Cólera é o personagem principal e, em mais de uma hora e meia de fita, tempos um panorama importante a respeito da primeira banda punk brasileira a excursionar pela Europa e sua mensagem pacifista, em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos.

A obra é dirigida pelo jornalista Sandro Neiva (Pervitin Filmes) traz depoimentos de Redson, Pierre e Val sobre o surgimento do movimento punk em São Paulo, as aparições em programas de TV, o lendário festival "O Começo do Fim do Mundo" em 1982.

Sua publicação e divulgação é um tributo à banda, mas também ao vocalista e guitarrita, que morreu em 2011, aos 49 anos de idade. Suas ideias e mensagens continuam atuais,principalmente com o incentivo à depredação da Amazônia e com os ataques constantes à cultura e às artes.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock