Topo

A opulência do festival BB Seguros de Jazz e Blues

Combate Rock

21/07/2019 06h18

Eugênio Martins Júnior – do blog Mannish Blog

O festival Festival BB Seguros de Jazz e Blues está na quinta edição e ocorre em São Paulo no dia 27 de julho, no Parque Villa-Lobos, na zoa oeste de São Paulo.

Esse ano, o evento que já acontece em São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Recife, Curitiba e Belo Horizonte, chega em Manaus e Goiânia, aumentando sua abrangência em cinco regiões do país. Estima-se que o BB Seguros tenha apresentado 132 shows a 324 mil pessoas. Os shows, gratuitos, serão realizados ao ar livre.

Desde 2015, em sua edição inaugural, o Festival BB Seguros de Blues e Jazz apresentou grandes nomes, entre eles, Larry McCray (produzido pelo Mannish Blog e Lucas Shows), Stanley Jordan, Al Di Meola, Hermeto Pascoal, Pepeu Gomes, Lil´Jimmy Reed, Louis Walker, Wallace Roney Quintet, Blues Etílicos, Hamilton de Holanda, Leo Gandelman, Steve Guyger, Toninho Horta, Renato Borghetti, entre outros, com ótima repercussão.

O projeto é realizado via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e produzido pela Manolo Produções.

Robert Cray (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Segue a programação em São Paulo

11h – Festival BB Seguros Brass Band
11h35 – Dynamic Jazz Quartet
12h40 – Tributo a Eric Clapton
13h45 – Ricardo Herz Trio
14h50 – Thiago Espirito Santo convida Maurício Einhorn
16h10 – Sérgio Dias convida Luiz Carlini
17h30 – The Robert Cray Band

Além das atrações musicais, haverá a programação infantil entre 11 e 16h. A programação inclui oficina de desenho e colagem, oficina de malabares, pintura artística facial, escultura de balão. Tudo grátis.

Robert Cray – Referência mundial do blues, premiado com cinco Grammys, o músico se apresenta em quatro shows no país com sua super banda a Hi Rythmn.

Com mais de 40 anos de carreira, Cray brinda os fãs brasileiros com apresentações em São Paulo e Brasília, no sábado 3 de agosto, no Parque da Cidade, ambos gratuitos. No dia em 31 o show será em Belo Horizonte, no Grande Teatro do Palácio das Artes e dia 02 de agosto estará no Rio de Janeiro para única apresentação no Vivo Rio.

Thiago Espirito Santo recebe Maurício Einhorn – "Pra Te Fazer Sonhar" é o mais novo trabalho de Thiago Espirito Santo, recheado de composições próprias, entre valsas, baladas e sambas, o disco mostra a maturidade dessa nova fase do artista, expressando um outro significado no tocar.

Thiago gravou contrabaixo, guitarras e violões e reuniu seus "Irmãos de Som", Cuca Teixeira na bateria, Bruno Cardozo no piano e teclados, além de convidados especialíssimos, que fazem parte da sua história desde os primeiros anos de vida e pontuam as faixas do disco.

Para essa especial apresentação Thiago recebe, como convidado especial, uma das maiores referências mundiais no jazz, o trombonista Raul de Souza! No alto de seus 84 anos, Raul se junta ao grupo de Thiago para apresentar algumas de suas próprias composições.

Para esse show inédito, Thiago recebe uma sumidade da música mundial, respeitado no Brasil e no exterior, considerado um dos mais importantes instrumentistas de gaita de boca, Mauricio Einhorn.

Nos seus 87 anos de vida, Mauricio é o compositor parceiro de Durval Ferreira em músicas como Batida Diferente e Estamos Aí. Trata-se de dois standards do repertório do sambajazz, regravados no mundo todo.

Mauricio Einhorn (FOTO: CEZAR FERNANDES/DIVULGAÇÃO)

Sérgio Dias – Em 1980, à convite do produtor Eddie Offord (banda Yes), Sérgio Dias foi morar nos Estados Unidos onde gravou seu primeiro disco solo homônimo.

Por dez anos em Nova York conviveu com Gil Evans, John McLaughlin, Manolo Badrena, Michael Brecker, David Sanborn, Jeremy Steig e Jaco Pastorius, exatamente na fase "brasileira" do Weather Report, ao mesmo tempo que dividia apartamento com L. Shankar e Fernando Saunders.

Com os parceiros e mais TM Stevens, formou a banda "Unit", e passou a tocar em diversos locais de Manhattan. Após a Unit, Sérgio formou a "Steps Of Imagination", ao lado de Danny Gotlieb, Marcos Silva e TM Stevens. Com a entrada de Airto Moreira e Flora Purim, o nome mudou para Airto e Flora and The Steps Of Imagination.

Em 1985, se apresenta no Brasil com seu show instrumental no Free Jazz Festival do Rio e São Paulo, ao lado de estrelas como Chet Baker, Egberto Gismonti, Pat Metheny e Bob McFerrin. Em julho de 1986 faz uma temporada na extinta casa "Jazzmania", localizada no Arpoador (RJ) e grava ao vivo uma das apresentações. Em 2003 a gravação é resgatada e masterizada, 17 anos depois é lançado em CD e intitulado: Jazz Mania Live.

Este show volta agora ao palco no BB Seguros. Em grande estilo o repertório é executado na formação quinteto (guitarra, bateria, teclados, baixo e sax).

No set list, Janeth & Steve –  homenagem aos amigos Janeth e Steve Reynolds, que apresentaram a NASA ao músico quando ele excursionava por Houston – Suíte Para Filemón Y La Gorda, uma introdução na linha do UK Columbia, uma viagem em homenagem a NASA, com a guitarra relembra as canções de O A E O Z, ganhando o clima jazzístico com a entrada de sax.

A sensual "Sabor Caballero" trazendo um clima todo tropical, Brazilian New Wave, um samba-jazz, Twilight In Tunisia finalizando com mais algumas surpresas que prometem deixar o público nas nuvens.
Com participação especial de Luiz Carlini, Sérgio Dias relembra sua fase jazzística que viveu nos anos 80.

Luiz Carlini – Junto com Lee Marcucci e Emilson Colantonio formou a banda Tutti Frutti que, durante os anos 70 gravou e tocou com Rita Lee, compondo e participando das gravações de alguns dos maiores sucessos da cantora, como "Esse Tal de Roque Enrow", "Agora Só Falta Você", "Corista de Rock" e "Ovelha Negra", que tem em seu final o mais popular solo da carreira do guitarrista. Carlini foi também o guitarrista solo do Camisa de Vênus na volta do grupo em meados da década de 90.

Considerado um dos maiores guitarristas brasileiros da história do rock, desde o fim oficial da banda no começo dos anos 80, Carlini é um dos guitarristas mais ativos e conceituados da história recente da música brasileira, tendo participado de mais de 400 discos de cantores e músicos diversos como Barão Vermelho, Titãs, Radio Taxi, Vanguart, Filipe Catto, Marcelo Nova, Supla, Erasmo Carlos e Lobão. No Festival BB Seguros de Blues e Jazz é convidado de Sérgio Dias para um encontro histórico entre dois dos maiores guitarristas do Brasil.

Ricardo Herz Trio – Sua técnica leva ao instrumento, o violino, o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno.

Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz mostrando a influência dos 9 anos em que viveu na França. Dali levou sua música para os 4 cantos do mundo: tocou em Festivais na Malásia, no México, na Holanda, em clubes de Jazz na Rússia, em Israel, na Dinamarca e gravou com músicos de diversos países.

De volta ao Brasil desde 2010, Herz tem participado de muitos projetos e colaborado com músicos e se apresentando como solista com orquestras de todo o país, como Yamandú Costa, Dominguinhos, Nelson Ayres, Proveta, Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica de João Pessoa, Orquestra Municipal de Jundiaí, Grupos de Referência do Projeto Guri, Orquestra Filarmônica de Violas, Orquestra Breusil entre outros.

O Bando com Tributo a Eric Clapton – O grupo O Bando, faz parte da história do Festival BB Seguros, acompanhando o projeto desde o início, apresentando um novo e especial show a cada nova edição. O Bando mostra que Minas Gerais é berço de grandes talentos musicais, é o coração do Clube da Esquina, mas, entre as montanhas de Minas também pulsam fortes estilos como o blues e o rock and roll.

Os mineiros já se apresentaram ao lado de nomes como Os Paralamas do Sucesso no Circuito Brasil Musical, em João Pessoa (PB), entre outros.
Para a apresentação na 5ª edição do festival, Felipe Duarte (guitarra), Bruno Morais (guitarra), Alessandro Brito (bateria), Dayvid Castro (contrabaixo) e Felipe Batiston (teclados) prepararem um repertório especial que dá destaque a Eric Clapton, um dos maiores ícones da guitarra.
O Bando é formado por.

Dynamic Quartet Jazz – Composto por quatro músicos apaixonados por Jazz e com notável curriculum musical, "Dynamic Jazz Quartet" é um projeto musical que propõe rleituras dos grandes standards internacionais.]
Fundado em 2013 pelo guitarrista Claudio Martini, o grupo paulistano Dynamic Jazz Quartet explora standards de jazz de forma moderna e dinâmica. A essência do quarteto é reinterpretar peças clássicas em chave contemporânea, saindo do obvio, desafiando harmonia e sonoridades com entusiasmo e criatividade, focando principalmente em standards da época de ouro do "bebop" e do "cool jazz".

Festival BB Seguros Brass Band – A Festival BB Seguros Brass Band traz uma formação tradicional brass band onde a base instrumental é de cinco sopros e duas percussões. Com músicos talentosos e bem humorados, tem na performance coletiva e individual a musicalidade como fator marcante e contagiante.

Com muita irreverência, traz um um repertório eclético e seleto com músicas de grandes artista, compositores de bandas e orquestras nacionais e internacionais, tais como: Louis Armstrong, Glenn Miller, Henry Mancini, Earth Wind Fire, Elvis Presley, Beatles, James Brown, Michael Jackson, Perez Prado,Heitor Villa Lobos, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Tom Jobim, Roberto Carlos, Tim Maia e muitos outros.

Serviço:
Local: Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001.
Dia: 27 de julho (sábado)
Horário: das 11h às 19h
Classificação Indicativa: livre
Gratuito

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock