Topo

'Soundhouse Tapes', do Iron Maiden, completa 40 anos

Combate Rock

13/07/2019 06h24

Marcelo Moreira

Os dias de bola já tinham ido havia muito tempo e o menino cabeludo achou que a aguitarra e o baixo dariam conta de substituir a paixão. Substituiu, mas estava demorando para a sua banda de rock vingar.

Steve Harris abandonou a aideia de ser um meia-atacante do time londrino West Ham e investia tudo no seu Iron Maiden, que tinha criado em 1975 com um punhado de amigos.

Nos três anos seguintes a formação intermitente ajudou a estancar os sonhos do então baixista, até que uma fita demo com quatro músicas espalhou como fogo no mato seco o nome de sua banda. E essa fita demo daria origem a um EP que se tornou um dos mais concorridos da história do rock.

"The Soundhouse Tapes" é o início para valer do Iron Maiden. A fita demo caiu nas mãos de um DJ famoso, Neal Key, que discotecava no Soundhouse Club. A demo foi tocada em uma festa e, ems eguida, em muitas outras. O EP mesmo acabou saindo somente no final daquele ano de 1979.

O som ainda era meio tosco, ams nem tanto. Era meio punk por conta da voz esganiçada e irada do vovalista Paul Di'Anno, que era punk, mas o instrumental era diferente. Era pesado, rápido, intenso, energético, mas não era reto e direto como o som de serra elétrica das bandas punks.

Neal Key entendeu rápido o que os fãs da banda já tinham identificado. Pode ser exagero dizer que as fitas demo, e depois o EP com as mesmas gravações, se tornaram o pontapé inicial da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), já que o som pesado estava brotando por toda a Inglaterra, mas certamente "The Soundhouse Tapes" foi um dos marcos iniciais.

Foi com aquelas gravações que a banda começou a chamar a atenção na Grande Londres quando o punk perdia força e o heavy metal começava a tomar o lugar no som pesado, na rebelda e na rebelião.

E assim o Iron Maiden chegou ao tão sonhado contrato com uma gravadora, a EMI, para gravar um LP no final de 1979. Este seria lançado em 1980, com o nome de "Iron Maiden", que se tornaria a mais cultuada estreia de um álbum dentro do heavy metal, ao lado de "Kill'Em All", do Metallica, de 1983.

Das quatro faixas, três estariam no primeiro álbum: "Iron Maiden", o grande cartão de visitas, "Strange World" e "Prowler", em versões que sofreram algumas mudanças. "Invasion" reeditada mais tarde como lado B do single encabeçado por "Women in Uniform".

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock