Topo

Wynton Marsalis dá a letra: 'valorizem a educação'

Combate Rock

26/06/2019 23h29

Wynton Marsalis (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A busca por alternativas de educação e cultura em tempos de trevas ganhou um aliado de peso. O trumpetista Wynton Marsalis, que está em turnê pelos Sescs do Estado de São Paulo com a maravilhosa Lincoln Center Orchestra, não titubeou em entrevista ao falar sobre um gigante da música brasileira.

"Criem um concurso com o nome de Moacir Santos, com premiações que estimulem a educação. Não há homenagem maior a um artista do que eternizá-lo dessa forma", disse o músico durante entrevista coletiva na capital paulista.

A pergunta foi feita pelo companheiro de UOL Ramiro Zwetsch, que escreve no espaço Radiola Urbana. Moacir Santos – maestro, compositor, arranjador, saxofonista, clarinetista, pistonista, entre outras coisas – foi um dos mestres da música brasileira e morreu em 2006, aos 80 anos.

"As escolas deveriam criar um concurso de música com o nome dele. É um grande músico, um grande artista, de um nível muito alto. Sua música é tão linda, cheia de amor e vida. Ele merece muito ser reconhecido porque sua obra é inacreditável", disse o músico norte-americano.

Embora tenha sido um dos gigantes da música mundial, conceituadíssimo internacionalmente, Santos tem menos conhecido no Brasil do que deveria.

Partindo da resposta de Marsalis, Zwetsch fez uma contextualização bárbara da importância de Moacir Santos, da necessidade de valorizarmos a educação e o ensinmo de música nas escolas e como a música brasileira tesouros preciosos em nossa rica história.

Para ler o texto de Ramiro Zwetsch, clique aqui.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock