Topo

Ted Marengos mais reflexivo embarca para nova turnê nos Estados Unidos

Combate Rock

18/06/2019 17h00

Marcelo Moreira

Ted Marengos (FOTO: DIVULGAÇÃO)00

Autoramas e Boogarins indicaram o caminho e a fila de seguidores não para de aumentar. Duas das bandas independentes brasileiras mais bem-sucedidas, pavimentaram uma carreira internacional elogiável, com frequentes turnês por Europa e América do Norte.

O grupo Far From Alaska seguiu a trilha aberta, e agora é a vez do trio Ted Marengos, que embarca para 33 shows os Estados Unidos até o começo de agosto, tendo como suporte bandas locais.

O trio divulga o novo CD, "Timeless Beat", o terceiro da trajetória, um álbum mais diversificado e reflexivo, com mais elementos de folk e arranjos mais elaboradoaupo é experiente e está otimista quanto a aceitação das novas músicas. O norte-americano é um público exigente? Sim, mas também gosta de ouvir novidades, como já sentiram os integrantes de Boogarins e Far From Alaska.

"Vamos cruzar duas vezes o país tocando nos mais variados lugares. Nem dá muito tempo para pensar em como seremos recebidos. É chegar, sair da van, montar tudo e tocar. Um verdadeiro esquema 'on the road"', ri Starace.

Não é o primeiro giro da banda pelo exterior em um esquema tão corrido. A turnê "Dare From Brazil", ocorrida anos atrás, teve 40 shows em 80 dias passsndo por cidades como Londres, Nova Iorque, Nashville e Los Angeles.

O grupo crê que está no ponto para encarar a maratona. "Timeless Beat" tem sido bem recebido pela crítica brasileira e pelo público. São canções mais emocionais e diretas, como a ótima "Eternally Fab" e a melancólica "A Message", para não falar na emblemática e energética "Savage Rock and Roll".

Os músicos  criaram um financiamento coletivo para a turnê onde o fã que participar da campanha, tem a chance de comprar uma guitarra Epiphone Lucille assinada pelo B.B. King.  A campanha pode ser acessada no site https://www.kickante.com.br/campanhas/ted-marengos-usa-tour.

A banda divulgou recentemente o novo videoclipe "Eternally Fab". A música, escrita por Julio Starace (vocalista e compositor da banda), em parceria com o músico Beto Iannicelli, é inspirada e dedicada a uma das maiores bandas de rock de todos os tempos: The Beatles. Esta faixa será apresentada ao vivo na turnê norte-americana. 

"Em 2001, aconteceu algo inusitado comigo. Eu cheguei em casa, peguei o violão e essa música surgiu na minha cabeça. Comecei a toca-la normalmente, como se já estivesse pronta. Os acordes, a melodia, o arranjo, tudo desabou de forma completa… foi mágico! Depois de muitos anos, eu mostrei para o Júlio e perguntei se ele não gostaria de fazer uma letra. Minha única exigência: que ela procurasse passar o imenso amor que eu sinto pelos Beatles e que eu já tinha a letra do refrão: 'Eternally Fab, forever within my heart"', disse o vocalista.

Diante da correria e dos preparativcos para nova viagem ao exterior, o trio exalta as oportunidades que aparecem mesmo em tempos onde a música não apresenta tantas chances para bandas autorais e iniciantes.

"Os últimos anos têm sido intensos para nós, estamos tocando bastante. Não há obstáculos que nos atrapalhe. Aliás, após termos sido bem-sucedidos em tocar em cima de um caminhão na Virada Cultural, anos atrás, vejo com bons olhos adotar esse esquema no futuro. É uma forma de divulgar o trabalho nas ruas, como fazem os artistas que vão para a venida Paulista aos domingos. Temos de aproveitar as oportunidades que aparecem", diz o baterista Thomas Ayres.

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock