Topo

Alírio Netto, do Queen Extravaganza: 'Cantar o Queen no Brasil é um sonho'

Combate Rock

16/04/2019 07h00

Nelson Souza Lima – especial para o Combate Rock

Noo próximo dia 30 de maio o Espaço das Américas recebe para uma única apresentação o Queen Extravaganza. O projeto é mais do que um tributo: os caras interpretam fielmente todos os sucessos do Queen e tem as bênçãos e ajuda na produção de  Brian May e Roger Taylor, membros originais do cultuado grupo inglês.
Aliás, foram eles mesmos que criaram a banda, que é integrada por músicos de vários países – e atualmente o vocalista é o  brasileiro Alírio Netto.
Completam a formação os americanos Brian Gresh (guitarra) e Tyler Warren (bateria), o canadense François-Olivier Doyon (baixo) e o britânico Darren Reeves (teclados), todos grandes apreciadores do Queen. Vê-los tocar é muito próximo de estar diante de Freedie Mercury e companhia.
Para Alírio integrar o Queen Extravaganza é como estar num conto de fadas. "Fizemos mais de 50 shows pelo mundo e desde o primeiro dia me imaginei tocando no Brasil. Agradeço muito ao Manuel Poladian [produtor] por viabilizar essa tour e também a equipe do Queen por abrir essa possibilidade de vir ao país. O show está incrível e acho que tanto o público quanto a banda vão se divertir muito", diz o cantor.
Ele afirma que a emoção de ter recebido o convite para integrar o Extravaganza foi de felicidade por ter sua arte reconhecida por May e Taylor, ídolos desde sempre. "Quando o convite veio nem consegui acreditar. Quando encontrei o Brian May nos bastidores do show do Queen em Londres fizeram o convite oficial. Meu sentimento foi de felicidade e, ao mesmo tempo com os pés no chão, entender a magnitude do que estava por vir. É uma responsabilidade muita grande, mas me senti muito seguro para o desafio."
Para os fãs brasileiros que o apoiam e torcem por ele Alírio dá um recado. "Tenho recebido muito carinho de todos. Espero encontrar todos os amantes do Queen nesta tour. Muito obrigado pelo espaço e um abraço a todos", conclui o vocalista. No set list não devem faltar "Bohemian Rhapsody", "Another One Bites the Dust", "Crazy Little Things Called Love", "Under Pressure" e "Somebody to Love".

Alírio Netto com o Queen Extravaganza (FOTO: DIVULGAÇÃO)

As apresentações no Brasil devem ter um sabor especial pra você, Alírio. Qual a sensação de trazer esta turnê para nosso país?
Alírio Netto – Desde o começo dessa história com o QEX me sinto como em um conto de fadas. Fizemos mais de 50 shows pelo mundo e desde o primeiro dia me imaginei fazendo show no Brasil.
Bom, você é um dos grandes intérpretes do Queen. Fale como você se sentiu ao saber que ia integrar a banda. Claro que feliz, mas deve ter ido muito além disso.
AN- Quando o convite veio nem consegui acreditar. Depois me encontrei com o Brian May e o Jim Beach nos bastidores do show do Queen em Londres, onde eles oficialaizaram o convite. Meu sentimento foi de felicidade por ter minha arte reconhecida pelos meus ídolos e ao mesmo tempo com os pés no chão entender a magnitude do que estava por vir. É uma responsabilidade muito grande, mas me senti seguro para o desafio.
Quantos shows já fizeram até agora?
AN- Quase 60 shows. Nos EUA, Canadá e Europa.
Como foi o contato com Brian May e Roger Taylor. Você já conhecia os caras?
AN- Eles já me conheciam do musical "We Will Rock You" por que me escolheram para ser o protagonista. Só que meu contato no período do musical foi através de e-mail e vídeos. Quando fui a Londres eu os conheci. Em Las Vegas, quando fomos ensaiar a tour, eles nos acompanharam nos ensaios, nos direcionando. Tivemos um contato muito maior. Eles estavam sempre presentes na tour, às vezes via e-mail, às vezes indo aos shows.
O longa "Bohemian Rhapsody" foi um sucesso mundial, ganhou Oscars e lançou novas luzes na banda. Agradou os fãs antigos e ganhou novos. O que achou do filme?
AN – O filme é perfeito. Emocionante e faz juz a históira da banda. A música do Queen é atemporal e eu já imaginava que eles iriam conquistar uma nova geração de fãs. Essas músicas têm a capacidade de te conectar com sentimentos muito genuínos do ser humano e o filme mostra isso.
Com um repertório fantástico que o Queen tem, há alguma música especial que você gosta de cantar?
AN– Todas rssssssssssss. Acho que "Who wants to Live Forever" por ser um dueto de amor entre o Galileo e a Scaramouche que foi a personagem da minha esposa Livia Dabarian. (Eles atuaram no musical We will Rock You). "The Show Must Go On" é uma das minhas favoritas também. "Somebody to Love", "Love Of My Life", Enfim… todas.
A brodagem com os outros integrantes rola legal? Eles são tão fãs do Queen quanto você ou é mais aquela coisa de trampo?
AN- A estrada pode unir ou separar uma banda, mas nos tornamos muito amigos. Todo mundo joga pelo Queen. Eu sempre fui fanático pelo Queen. Tyler também. Os outros conheciam a obra do Queen, mas acredito que se tornaram tão fanáticos quanto eu depois de entrarem na banda. 
A banda segue para onde depois do Brasil? A Poladian gerencia o grupo só para shows no Brasil?
AN- Provavelmente teremos mais datas esse ano, ainda não sabemos onde nem quando. O Poladian está produzindo esta tour aqui no Brasil. Acredito que a parceria entre a Poladian e o Queen pode se repetir no futuro. Vamos torcer
SERVIÇO
Queen Extravaganza
Dia: 30 de maio  (quinta-feira)
Show: 22h00
Classificação: 14 anos
Local: Espaço das Américas
Endereço: Rua Tagipurú, 795 – Barra Funda
Call center Ingresso Rápido: (11) 4000-1139

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock