Topo

Notas roqueiras: Thiago Pethit, José Ciaglia, Falso Coral...

Combate Rock

21/03/2019 11h54

Capa do CD de Thiago Pethit

– O cantor Thiago Pethit lança o seu disco. "Mal dos Trópicos (Queda e Ascensão de Orfeu da Consolação)" foi gravado em 2018 nos estúdios Diogo Strausz e Trampolim e conta com colaborações especiais, como Maria Beraldo tocando clarinete. A produção e arranjos e ficaram a cargo de Diogo Strausz. Como sugere o título, "Mal dos Trópicos" é um conjunto de canções para tempos escuros. Junto com o álbum em todas as plataformas streaming, ele também lança uma série de áudio vídeos, dirigidos por Camila Cornelsen e com direção de arte da ManMade. Ao longo das nove faixas do álbum, o músico e ator paulistano canta sobre a ausência de amor e esperança em uma São Paulo mitológica, onde lugares reais, como a Praça da República e o Edifício Copan, viram cenários para Pethit recriar o mito de Orfeu. Com o subtítulo "Queda e Ascensão de Orfeu da Consolação", o disco reimagina o herói grego como um cantor e poeta, personagem urbano. Voltando de sua temporada no inferno em busca de Eurídice, ele se depara com um país em luto em pleno Carnaval, enfrenta seus demônios nas ruas da República e tem seu coração devorado pelas Bacantes nos bares da Consolação.

– "Olhos de Criança" é o primeiro álbum do compositor santista José Ciaglia. Produzido de forma independente, está sendo lançado inicialmente em formato digital, nas plataformas SoundCloud e YouTube. A sonoridade transita entre a bossa nova e o rock clássico, passando pelo Tropicalismo, Clube da Esquina e elementos do folclore e música caipira. As letras, escritas em linguagem direta, convidam à adoção de um estilo de vida simples, livre de apelos de consumo e direcionado a valores espirituais e de ligação com a natureza. O álbum foi inteiramente gravado e mixado no estúdio caseiro do autor, entre 2015 e 2018, em um processo quase artesanal. José Ciaglia fez todas as vozes, violões e guitarras; as linhas de baixo, teclados, cordas, sopros e metais foram escritas pelo músico e convertidas em arquivos sonoros; baterias e percussões são samplers disponíveis na internet. As 12 músicas foram compostas entre 1994 e 2010.

– A banda Falso Coral lança "A Hora Chega", primeiro single de seu primeiro álbum, "Delta". Com uma mistura única de viola caipira com rock alternativo, o disco é produzido por André Whoong e chega em abril com participações da cantora Tiê e do duo Antiprisma. "A Hora Chega" abre a nova fase da banda apresentando uma sonoridade mais madura do seu trabalho, construída com muito tempo de experimentação no palco. Atualmente, Falso Coral inclui Bella M nos vocais, Bemti nos vocais e na viola caipira, Guilherme Giacomini nos teclados, Henrique Vital no baixo e Pedro Lauletta na bateria. A faixa é o primeiro lançamento da banda desde o single "Pé No Chão", em 2017, e o EP "Folia", em 2016, e traz referências como Arcade Fire e a psicodelia folk dos anos 60. Ouça em https://www.youtube.com/watch?v=dlQ0beLG_R0.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock