Topo

Na festa dos Jacksons, é proibido ficar parado!

Combate Rock

20/03/2019 17h03

Nelson Souza Lima – especial para o Combate Rock

The Jacksons em São Paulo (FOTO: NELSON SOUZA LIMA)

Foram mais de quatro décadas de espera, mas valeu a pena. No último sábado o Espaço das Américas, quase lotado, recebeu um dos maiores nomes da Black Music. Os irmãos Jackson cantaram alguns dos grandes sucessos do R&B, Funk e Soul. O grupo que nasceu Jackson 5 lá nos anos 60 revelou ao mundo Michal Jackson, que mais tarde se tornaria o Rei do Pop, se apresentou reduzido a um trio.

Jermaine Jackson teve que deixar a turnê latino-americana por problemas de saúde, então coube a Jackie, Marlon e Tito fazer o  público viajar no tempo à uma época em que dançar era a palavra de ordem.
Com uma pontualidade absurda exatamente às 22 horas as luzes apagam e o mantra Jacksoniano "Can You Feel It" dá início a apresentação. Uma competente banda manda ver o hit para esquentar os fãs de todas as idades.
Mini covers de Michael Jackson dividiam espaço com clones adultos do Rei do Pop.
Quando Marlon, Tito e Jackie entraram a máquina de dançar dos Jacksons foi acionada. Mas o que se tornou corriqueiro nos shows rolou também. A maioria preferiu gravar a apresentação em detrimento de curtir o momento. A praga de celulares impedia uma visão legal dos Jacksons. Então se não pode vencê-los, junte-se a eles: gravei vídeos também.
Celulares à parte o trio têm larga experiência e sintonia. Tanto nas coreografias quanto nos vocais os irmãos mandam bem. Ouvir hits como "I Want You Back", "ABC", "Never Can You Say Goodbye" é bom pra alma e pros ouvidos. Música boa não tem prazo de validade.
Do Rei do Pop não poderiam deixar de fora as sensacionais "Rock Whit You" e "Blame To the Boogie", do ótimo "Off The Wall", de 1978 e "Wanna Be Statin' Somethin", do mega-sucesso "Thiller', de 1982.
Não são bobos e escolheram músicas daqueles que considero os dois melhores álbuns de MJ em carreira solo.
Um dos momentos mais legais rolou com "I will be There", baladaça emotiva, cantada a plenos pulmões pela plateia.
Outra bem dançante também é "We Made It", do álbum solo de Tito, que de guitarra sempre em punho, mostrou ser um razoável instrumentista.
Por volta das 23h07 os Jacksons encerraram com "Shake Your body (Down To The Ground)", algo como balança até o chão. Os caras se despediram e deixaram o palco. A banda encerrou o show e também deixou o palco.
Surpreendentemente não teve bis. Tirando o fato de ser um show curtíssimo e não ter bis. Valeu a pena. Mas o gostinho de quero mais ficou entalado na garganta dos fãs.
Set list – The Jacksons – Espaço das Américas – 16/03/2019
Can You Feel It
Blame It on the Boogie
(Mick Jackson cover)
Rock With You
(Michael Jackson cover)
Enjoy Yourself
Show You the Way to Go
Lovely One
I Want You Back / ABC / The Love You Save / Dancing Machine
(The Jackson 5 cover)
Never Can Say Goodbye
(The Jackson 5 cover)
I'll Be There
(The Jackson 5 cover)
We Made It – Tito's Music
This Place Hotel
Wanna Be Startin' Somethin'
(Michael Jackson cover)
Shake Your Body (Down to the Ground)

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock