Topo

Rápido panorama do metal nacional - 21

Combate Rock

18/02/2019 06h40

Marcelo Moreira

– White Dragon – Se você gosta de clichês, tome mais alguns em "Prepare for the Changes", que é o CD do projeto do vocalista Leonardo Rodrigues (ex-Soul Fire). É heavy tradicional bem feito e bem produzido, com um som bacana e encorpado. Tudo remete à New Wave of British Heavy Metal – e dá-lhe Judas Priest, Saxon, Def Leppard… Tudo é feito com muito bom gosto e boa qualidade, embora sem originalidade.

– Spectrus – banda veterana do cenário nacional, o grupo volta à cena com "Mankind" Apesar das quase três décadas de carreira, é apenas o segundo álbum do grupo. Parece que economizaram tudo para cometer um grande trabalho, misturando heavy tradicional e thrash metal. É bem interessante a forma como as canções foram construídas, embora aqui também não haja muita originalidade. O que salta aos ouvidos é a vontade que os caras demonstraram para fazer rock pesado, especialmente em "Say No" e Where Have You Been?".

– Bloodwork – Segundo disco da banda gaúcha que faz um splatter metal competente e escatológico, como pede o subgênero. A banda mostra competência no álbum "Feed on the Dead". Alguém dirá que a produção poderia ser melhor, mas certamente desconhece as linhas básicas do splatter, com sua sujeira característica e muita podridão, sempre em busca de um som medonho. Destaque para "Raped by Pigs".

– Makinária Rock – Mais uma das boas bandas de rock pesado em português, divide as honras de destaque dos últimos anos com o Mattilha. "Mundo Imundo" é um CD onde não há inovação ou invenção: é rockão reto e pesado, com boas escolhas de timbres de guitarra e um baixo que chama a atenção de tão alto. Ouça bem alto "Brasil" e "Lemmy Immortal".

– Symmetrya – "Beyond the Darkness" é metal tradicional até a última nota, executado com competência. A produção é bem simples, na medida para a maioria das músicas, que oscilam às vezes entre o speed e o power metal, com direito a duelos de guitarras e teclados bem executados. Ouça "Recipe for Disaster".

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock