Topo

Duca Belintani toca no projeto 'Leste Blues', do Sesc Belenzinho

Combate Rock

09/01/2019 21h22

Eugênio Martins Júnior – do blog Mannish Blog

Duca Belintani (FOTO: DIVULGAÇÃO/J.A. VALLIM)

O guitarrista paulista Duca Belintani apresenta seu mais recente álbum, How Long (2017), no domingo, 13 de janeiro, às 18h, no Teatro do Sesc Belenzinho.

No show, Belintani (voz, guitarra e cigar box), se apresenta ao lado de Benigno Sobral (baixo), Ulisses da Hora (bateria) e Ricardo Scaff (gaita), transitando entre os blues do Mississippi e Chicago.

Clássicos como "Sweet Home Chicago", "Crossroads" (Robert Johnson), "Baby Please Don't Go" (Big Joe Williams) e "How Long" (Leroy Carr) fazem parte do repertório, além das composições próprias que integram seu novo disco.

Guitarrista, professor e produtor, Belintani atua no mercado musical há mais de 35 anos. Nos anos 80 foi guitarrista da Banda Controle Remoto, com a qual lançou dois discos.

Foi músico de apoio do cantor Kid Vinil por seis anos, tendo gravado e produzido o CD "XU-PA-KI". Lançou seu trabalho CD solo, MPBlues pela Gravadora Eldorado, em 2000. Seis anos depois gravou" Conduzir", trabalho de blues fusion instrumental, e, em 2009, lançou "Cuíca", novo trabalho instrumental.

Em 2012, veio o disco "Na Trilha do Blues" em comemoração aos 25 anos de carreira discográfica. Em 2015, Duca Belintani lançou o EP "Rota 145" em CD e aplicativo para smartphonea e tablets. Em 2017, colocou no mercado seu mais recente álbum, "How Long".

Já participou dos principais festivais de blues e de música instrumental brasileiros, entre eles Sesc Jazz'n Blues (SP), Rio das Ostras (RJ), Gravatá (PE), além do Festival Internacional de Blues de Pergamino (Argentina). Belintani também participou de apresentações em Chicago e Los Angeles (USA).

É o idealizador da série de quatro volumes do método "Na Trilha do Blues" e tem dois volumes dedicados ao blues pela série "Toque de Mestre". Lançou, em 2014, seu novo método de guitarra, "Na Trilha do Blues – nova versão".

O músico também realiza workshops em todo o Brasil, demonstrando seu trabalho e seus métodos, além dos produtos e marcas que representa como as guitarras Fender (Artist Brasil).

Foi colunista das revistas Acústico, Guitar Player, Cover Guitarra, Guitar Load e Free Guitar. É também autor da biografia "Kid Vinil – Um Herói do Brasil", lançada em 2015. Na área didática, foi professor pelo Sesc São Paulo e pela Secretaria de Cultura de São Paulo.

O projeto "Leste Blues", do Sesc Belenzinho contempla o gênero musical popular afro-americano surgido no início do século XX, representado em suas mais variadas expressões.

Show: Duca Belintani
Data: 13 de janeiro, domingo, às 18h
Local: Teatro (392 lugares)
Não recomendado para menores de 12. Duração: 1h30.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira); 10,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante) e R$ 6,00 (credencial plena do Sesc – trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes).
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000. Belenzinho – São Paulo/SP
Tel: (11) 2076-9700

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock