Topo

Morre Arthur Maia, o baixista que 'carregava' as bandas

Combate Rock

17/12/2018 16h06

Marcelo Moreira

Arthur Maia (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Quando o baixista carrega a banda sem fazer força, é certeza de um trabalho estupendo. No rock clássico, foi o caso de John Entwistle (The Who), Jack Bruce (Cream) e John Paul Jones (Led Zeppelin), para não falar de Chris Squire (Yes).

Para muitos músicos e críticos musicais, Arthur Maia não só carregava a banda como, em muitas circunstâncias, era A banda.

Exímio e versátil instrumentista, Maia morreu no último sábado aos 56 anos em consequência de um ataque cardíaco. De acordo com as manifestações de amigos e colegas nas redes sociais, o buraco deixado pelo grande músico erá imenso.

Reconhecido como um dos principais baixistas brasileiros, Maia acompanhou shows e gravações de grandes cantores como Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de ser um parceiro frequente de artistas do rock nacional, como Frejat e Lulu Santos.

Maia iniciou carreira tocando bateria, mas migrou para o baixo elétrico assim que ganhou seu primeiro instrumento, aos 17 anos.

Seu trabalho mesclava influências de ritmos como o jazz, o funk e o samba, além do blues, ritmo que ele respeitava muito e tocava como poucos.

Ao longo da carreira, lançou cinco discos solo: "Maia" (1991), "Sonora" (1996), "Arthur Maia e Hiram Bullok ao Vivo" (1999), "Planeta Música" (2002) e "O Tempo e a Música" (2010).

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock