Topo

Programa Combate Rock - Joe Bonamassa e discos lançados em 1978

Maurício Gaia

20/09/2018 09h30

No programa Combate Rock desta semana, trazemos algumas músicas do novo álbum "Redemption", lançado pelo guitarrista americano Joe Bonamassa.

Além disso, destacamos alguns álbuns lançados em 1978. Naquele ano, a primeira onda do furacão punk já tinha arrefecido – foi o ano em que o Sex Pistols anunciou seu fim, assim como a disco também começava a apresentar seus primeiros sinais de esgotamento.

No Brasil, tivemos a paulistaníssima Made in Brazil lançando seu "Paulicéia Desvairada" – um belo exemplo de um rock'n'roll direto, sem firulas e grandes pretensões – um retrato clássico de uma banda que resistiu à pífia onda prog que predominou no rock brasileiro da época.

No mesmo ano, Rita Lee lança seu último álbum acompanhada pela Tutti-Frutti, banda que com quem trabalhou desde sua saída dos Mutantes – pela primeira vez, se vê somente o nome de Rita na capa, sem mencionar a banda, ao contrário dos anteriores "Entradas & Bandeiras" e "Fruto Proibido". "Babilônia" traz um punhado de hits e começa a indicar os caminhos que Rita trilharia na década seguinte, com um pop rock muito bem elaborado e que a transformou em uma das maiores vendedoras de discos da história do Brasil.

Um dos maiores doidões da música brasileira, quiçá do mundo,  Tim Maia lançou "Tim Maia Disco Club", onde o título já entrega suas intenções: a banda Vitória Régia, abrilhantada pelo suíngue imbatível da Banda Black Rio, embalam clássicos como "A Fim de Voltar", "Pneu Furou" e Sossego".

Falando em suíngue, Jorge Ben (não confunda com o clone que o substitui atualmente, Jorge Benjor) lança seu primeiro álbum com a Banda do Zé Pretinho, com o álbum homônimo.

Nos Estados Unidos, os Talking Heads lançam "More Songs About Buildings and Food", primeira colaboração com o ex-Roxy Music Brian Eno. Neste álbum, a banda traz grooves poderosos de baixo e guitarra, também flertando com temas mais dançantes – a versão de "Take Me To The River", de Al Green, é um dos hits deste álbum.

Enquanto isso, os ingleses do The Jam lançam "All Mod Cons", mais outro grito mod dentro do punk britânico, e em Nova York, Blondie também começa a definir os parâmetros da new wave oitentista com "Parallel Lines". No meio de tudo isso, Bob Marley consolida o reggae na Europa e Estados Unidos com o lançamento de "Kaya", um álbum com temas menos contestadores que os anteriores, mais focado em belas canções de amor, mas ainda poderosíssimo.

Outro trio, o Rush, depois de um início calcado no hard rock, com pobres resultados comerciais, começa a flertar com o rock progressivo que consolidou sua fama, com o álbum "Hemispheres", composto por longos temas musicais.

Produzidos por Brian Eno (olha ele novamente), o Devo lança seu álbum de estréia "Q: Are We Not Men? A: We are Devo", gravado no estúdio de Connie Plank, na Alemanha.

Após a implosão dos Sex Pistols, o vocalista John Lydon (levado por Don Letts) vai esfriar a cuca na Jamaica (imaginamos como) e cria o Public Image Limited, que lança ainda em 78 seu primeiro álbum, "Public Image".

Nossa seleção termina com o álbum que foi o marco zero do que se tornou o hard rock americano na década seguinte, que acabou resultando no "glam metal" ou "metal farofa", como se diz aqui. Com músicas bem sacadas, letras divertidíssimas e um guitarrista que assombrou todos e também redefiniu o instrumento, "Van Halen" deixou todo mundo roqueiro de queixo caído. A partir dali, Eddie Van Halen e sua banda entraram na história do rock.

Clique no player e divirta-se

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock