Topo

Dimmu Borgir: 'Nossos fãs podem esperar a melhor versão ao vivo da banda'

Combate Rock

19/09/2018 07h00

Thiago Rahal Mauro – especial para o Combate Rock 

A banda norueguesa Dimmu Borgir, um dos ícones do black metal mundial, realiza apresentação única no Brasil dia 9 de novembro, em São Paulo, no Tropical Butantã. O show faz parte da turnê sul-americana do novo álbum 'Eonian', que foi lançado pela Nuclear Blast/Shinigami Records.

O Combate Rock conversou com o guitarrista Silenoz para falar sobre o novo álbum "Eonian" e a ansiedade do grupo em voltar ao Brasil. Desde que fundaram o Dimmu Borgir em 1993, o guitarrista Silenoz e o vocalista Shagrath se mostraram mais interessados em derrubar barreiras do que em manter um status quo predeterminado.

O Dimmu Borgir volta ao país após seis anos para divulgar o novo disco "Eonian", que tem canções como "Interdimensional Summit", "Council Of Wolves And Snakes" e "Lightbringer".

Comemorando o 25º aniversário do Dimmu Borgir, o novo álbum lida com um conceito filosófico baseado na ilusão do tempo. "Eonian" foi produzido pela banda ao lado de Jens Bogren.

Combate Rock: Já se passaram quase oito anos desde que seu último álbum "Abrahadabra" foi lançado. Com o lançamento do novo trabalho "Eonian", a banda comemora com chave de ouro o 25º aniversário provando que o grupo continua forte. Como você se sente em relação a este álbum, sendo ele tão diferente dos trabalhos anteriores e voltando a um som mais clássico com menos sinfonia, mas ainda tendo aquele clássico som Dimmu Borgir?

Silenoz: Nós sempre fomos uma banda que não olhou para trás, por padrão nós nos permitimos a renovação. Isso, como artista, é algo de que tenho muito orgulho. Quando fazemos música, nunca determinamos o que e como devemos escrever nossa arte, isso acontece em um fluxo natural. Fazendo "Enthrone Darkness Triumphant part II" não faria mais o especial original porque haveria dois deles.

Combate Rock: O tema deste álbum é baseado em um conceito filosófico que lida com a ilusão do tempo e dos códigos luciferianos. Como surgiu essa ideia?

Silenoz: Este álbum é uma manifestação de mais do que apenas algumas coisas. A ilusão do tempo é apenas uma parte. Nós sempre incluímos assuntos filosóficos em nossa música, às vezes, é menos óbvia que outras vezes. Mas é assim que gostamos de fazer isso; fazer o ouvinte abrir-se a si mesmo para se maravilhar e imaginar. Não há nada divertido em ser entregue a arte em uma bandeja de prata. É mais interessante fazer você pensar e questionar as coisas, questionar sua realidade e o que está além do véu da sua cara.

Combate Rock: Como você vê a repercussão do novo álbum "Eonian"?

Silenoz: A resposta foi esmagadora! Estamos positivamente surpresos com isso! Sabemos que fizemos um disco muito forte, talvez um dos nossos melhores álbuns de todos os tempos, por isso é ótimo ver um feedback tão incrível depois de tantos anos sem lançar novas músicas. Talvez seja um clichê dizer "é nosso melhor álbum até agora", mas se você não acredita que está fazendo um álbum melhor do que o anterior, então qual é o objetivo? Você precisa dessa motivação, para poder criar algo novo, e maior do que os álbuns anteriores. Não podemos nos dar ao luxo de descansar sobre nossos louros artisticamente. A grande arte só vem quando você deixa a certeza e sua zona de conforto para trás.

Combate Rock: Por que que você demorou tanto tempo para liberar qualquer informação sobre que você estava escrevendo música nova?

Silenoz: Nós sempre fazemos uma pausa após cada ciclo de turnê, desta vez a pausa demorou um pouco mais. Mas também mantivemos um perfil discreto de propósito, estivemos em nossa própria bolha nos últimos anos e trabalhando constantemente em novos materiais. Para nós não há um ciclo específico a seguir, como parece para outras bandas. Nós tomamos o tempo que precisa para terminar o produto. Não podemos ficar atrás de material meio apressado. Espero que da próxima vez não demore tanto tempo, mas nunca teremos um prazo definido para o lançamento, isso vai matar a espontaneidade e o prazer. Nós sempre trabalhamos sem limites.

Combate Rock: Você diria que toda a ansiedade dos fãs sobre o novo material de alguma forma influenciou o trabalho do estúdio?

Silenoz: Eu estaria mentindo se dissesse que não ligamos para o que os fãs vão pensar sobre um novo álbum, afinal eles são os que sempre nos apoiaram em nossa carreira e não seria nada sem eles. No entanto, dito isto, é sempre importante que trabalhemos dentro do nosso próprio ambiente, sabemos que com um novo álbum não poderemos satisfazer a todos. O mais importante é nos satisfazer e, quando estivermos satisfeitos, sabemos que pelo menos uma grande parte de nossos fãs aprovará. Nós sempre fomos uma banda de amor e ódio e sou feliz por isso. O que quer que façamos, ou não fazemos, fazemos para as pessoas se importarem. Ao longo dos anos, aprendemos a nos concentrar no feedback positivo e construtivo para o que fazemos.

Combate Rock: E vocês também demoraram um pouco para liberar alguma música nova, ele veio que inesperado e de surpresa.

Silenoz: É melhor ser desejado do que esperado. Além disso, queríamos recapturar algumas dessas bandas místicas e seus lançamentos nos primeiros dias. Especialmente com a cultura de mídia social de hoje, todo mundo parece saber o que está acontecendo em todos os momentos. Nós só queríamos recuperar todo esse controle e fazer as pessoas pensarem, ter pessoas querendo saber o que diabos estava acontecendo (risos)…

Combate Rock: Quais são suas músicas favoritas do novo álbum e quais você gostaria de tocar ao vivo?

Silenoz: Pessoalmente, eu acho que todas as músicas podem ser tocadas ao vivo, talvez fora "Rite of Passage", que é tipo uma faixa "instrumental". As que já tocamos ao vivo do novo álbum funcionam muito bem e é incrível ver nossos fãs obstinados cantando as letras das novas músicas! Minhas músicas favoritas variam de tempos em tempos, então é difícil dizer. Eu vou com o fluxo para que difira dia a dia, mostrar para mostrar.

Combate Rock: O Dimmu Borgir retorna este ano para o Brasil. O que podemos esperar deste novo show do Dimmu Borgir?

Silenoz: Nossos fãs brasileiros podem e devem esperar o que esperamos de nós mesmos; a melhor versão ao vivo da banda até agora! Sempre gostamos do Brasil e mal podemos esperar para voltar este ano e compartilhar a energia com nossos fãs!

Links relacionados:

https://www.dimmu-borgir.com/

http://www.facebook.com/dimmuborgir

http://www.honorsounds.com.br/

https://www.facebook.com/honorsounds/

SERVIÇO SÃO PAULO

HonorSounds orgulhosamente apresenta Dimmu Borgir

Data: 9 de novembro de 2018

Horário: 20h30 (Abertura da casa)

Local: Tropical Butantã – www.tropicalbutanta.com.br

End: Av. Valdemar Ferreira, 93 (200m do Metrô Butantã)

Classificação etária: 18 anos.

Estacionamento: locais próximos sem convênio

Compre online: https://ticketbrasil. com.br/show/5976-dimmuborgir- saopaulo-sp/

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock