Topo

Por enquanto, Greta Van Fleet não escapa da pecha de cópia do Led Zeppelin

Combate Rock

11/09/2018 06h31

Marcelo Moreira

Greta Van Fleet (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Cópia descarada ou uma grande homenagem, que evidencia uma influência explícita? Não faz diferença, porque a sentença à banda americana Greta Van Fleet já foi dada.

Curiosamente, é mais uma das milhares de bandas atuais que surfam na onda retrô dos anos 70, misturando rock pesado, melodias agradáveis e sonoridade vintage ao extremo. Só que chamou a atenção por conta da juventude do quarteto (nenhum dos integrantes passa dos 20 anos) e pela similaridade absoluta com a música do Led Zeppelin.

Sim, a molecada que começou fazendo versões de soul music e rhythm and blues dos anos 60 e 70 expandiu os horizontes e decidiu mergulhar no hard rock setentista. A questão é que beberam demais em uma única fonte e não dá para negar: é sim uma cópia escancarada do Led Zeppelin.

Do timbre de guitarras à voz do vocalista, tudo remete à banda de Jimmy Page. O cantor Robert Plant, em recente entrevista a uma emissora de rádio inglesa, não escondeu o espanto com a similaridade entre as bandas, mas foi elegante e elogiou o trabalho do quarteto norte-americano.

Cópia ou grande similaridade, o fato é que, ao menos até o momento, não se justifica toda a celeuma e "festa" em torno do Greta Van Fleet. E o motivo é justamente a enorme similaridade entre as músicas autorais da banda nova com os grandes hits da banda inglesa veterana.

Resumindo: Greta Van Fleet não apresenta nada demais, ao menos por enquanto. Aliás, entre os imitadores do Led Zeppelin deste século, está bem atrás dos norte-irlandeses do The Answer, que tem 15 anos de estrada e já começa a descolar o seu som do Led Zeppelin. Na verdade, The Answer é muito, mas muito melhor do que Greta Van Fleet.

Ao vivo, os meninos norte-americanos mandam muito bem, como demonstraram na edição do Lollapalooza deste ano. Em um set rápido, com menos de uma hora, fizeram rock da melhor qualidade e um show bem agradável, pesado e movimentado. Entretanto, não foi nesta vez que conseguiram descolar a pecha de imitadores do Led Zeppelin.

É cedo para afirmar que o grupo tem condições de se tornar um dos grandes nomes do rock. Há um evidente potencial e os músicos são bons, mas será que o vocalista Josh Kiszka terá condições de escapar das "acusações" de imitador de Robert Plant?

Clique aqui e leia a recente entrevista que o UOL Entretenimento fez com o guitarrista Sam Kiszka, de autoria do jornalista Rodolfo Vicentini.

Clique aqui e leia uma entrevista mais antiga, feita por Ricardo Gozzi, do site Roque Reverso, por e-mail com a banda – a primeira entrevista do Greta Van Fleet para um veículo brasileiro. 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock