Topo

Heavy metal Brasil: a competência de MX, Daydream XI, Drowned e Acid Tree

Combate Rock

23/08/2018 06h44

Marcelo Moreira

Os mais empolgados estão falando em "renascimento" do rock pesado nacional. Por que renascimento? Tinha morrido? Seria então uma ressurreição?

O fato é que o final da segunda década deste século é um momento muito interessante para o metal brasileiro. O surgimento de tantas boas bandas, de nível internacional, só é comparável com o boom do final dos anos 90, na éóca puxado pelo Angra e pelo Krisiun.

Infelizmente, o movimento agitado de surgimento de boas bandas é inversamente proporcional à degradação do mercado musical como um todo, com diminuição de público, no geral, e redução na quantidade de locais para tocar.

Nada disso parece incomodar os músicos, que continuam apostando forte em seus trabalhos autorais, motivando inclusive o retorno de bandas importantes, como o quarteto MX, de São Bernardo do Campo (SP).

Um dos nomes promissores das leva de thrash metal paulista dos anos 80, a banda sumiu de cena no comecço do século XXI e voltou há dois anos mais furiosa do que nunca. Prova disso é o seu novo CD, "A Circus Called Brazil", que traz uma mistura coesa de metal oitentista com um som mais moderno e encorpado.

As letras politizadas e furiosas têm origem em um passado que esbarra no punk. O resultado é um protesto virulento e latente, como na ótima "Toy Soldier", e na pesadíssima "Marching Over Lies". Outro destaque fica por conta da faixa-título. Um dos grandes álbuns do ano.

Já o primoroso Daydream XI é uma das ótimas bandas brasileiras deste século. A banda de prog metal volta com um trabalho primoroso, que conseguiu superar o ótimo "The Great Disguises", de 2014.

"The Circus of the Tattered and Torn" traz o grupo gaúcho apostando em temas mais extensos e uma produção muito caprichada. O investimento feito deu resultado – foi gravado em estúdios dos Estados Unidos e do Brasil, com mixagem e masterização feita pelo sueco Jens Bogren.

Teclados e guitarras tecem camadas sonoras de muito bom gosto em canções que formam um álbum conceitual que mistura o ambiente circense e digressões filosóficas sobre fraquezas e virtudes das pessoas. É difícil destacar apenas algumas faixas, mas a faixa-título é excelente, assim como "A Cup of Agony" e "Forgettable".

No caso do Drowned, a fúria dá o tom no mais recente lançamento. "7th" pode ser considerado o coroamento de uma carreira longeva e perseverante de uma banda mineira respeitável.

O novo é álbum é uma aula de death metal em uma produção simples e certeira. A música é muito pesada e violenta, com as guitarras transformando o som em um verdadeiro pesadelo. Ouça as ótimas "Elitist HeavenRuled by Devil" e "Rage Before Some Hope".

E quem assistiu aos shows de Edu Falaschi na "Rebirth of Shadows Tour" se surpreendeu com o trio que fez a abertura. Divulgando o EP "Arkan", o Acid Tree abusa da psicodelia e do stoner metal.

É um som datado? Até pode ser, mas é pesado e virtuoso, com temas longos que mostram a qualidade musical dos integrantes. É quase prog metal, mas com os dois pés nos anos 70.

Tem muito de Kadavar e Samsara Blues Experiment, duas excelentes banda alemãs, mas lembra muito também os suecos do Opeth com temas intrincados e longos. "Caged Sun" e "Milestones" são os destaques.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock