Topo

Brasileiro dá 'aula' de Iron Maiden em evento acadêmico de heavy metal

Combate Rock

06/08/2018 17h00

(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Não é novidade que o heavy metal é assunto acadêmico, aqui e no exterior. Mas não é que se transformou em assunto de conferência internacional no momento em que o rock, aparentemente, está em baixa?

O site BBC Brasil trouxe nesta semana interessante texto sobre o professor brasileiro Lauro Meller, que é "doutor" em Iron Maiden e fez uma concorrida conferência sobre as letras da banda na Modern Heavy Metal Conference, em Helsinque, Finlândia.

O evento reuniu diversos acadêmicos do mundo inteiro para falar sobre vários aspectos do subgênero musical. São professores universitários de áreas distintas que estudam a música e o rock para os mais variados fins.

O trabalho de Meller, paraibano de 44 anos e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é inédito ao se dedicar à obra da banda – mais especificamente a 18 canções que, baseadas em fatos ou personagens históricos, proporcionam uma viagem no tempo- da Pré-História à Guerra do Golfo.

"Primeiro, apresento o episódio que inspirou cada canção, como em uma aula de História. Em seguida, comento como a letra retomou tal conteúdo, com maior ou menor distanciamento dos registros históricos, já que os artistas têm têm liberdade para criar em cima da realidade", conta Meller à BBC.

O professor paraibano é graduado em Letras e tem Pós-Doutorado pelo Institute of Popular Music da Universidade de Liverpool, na Inglaterra. O pesquisador, que também é músico, ainda mostra como linhas melódicas, arranjos, técnicas vocais, riffs de guitarra e baixo, entre outros ingredientes, potencializam a mensagem de cada canção.

Clique aqui para ler o texto da BBC. Ou então clique aqui.

 

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock