Topo

Marilyn Manson: o anticristo já não assusta tanto

Combate Rock

20/07/2018 06h43

Nelson Souza Lima – especial para o Combate Rock

FOTO: DIVULGAÇÃO

Quando estreou em 1994, com o polêmico disco "Portrait Of An American Family", Marilyn Manson recebeu severas críticas sendo considerado uma ameaça à sociedade americana.

Da capa as fotos do encarte o álbum trazia imagens pesadas deixando claro que o vocalista queria chocar as pessoas. Desde então foram vários álbuns e canções envoltas em discussões e censuras. Ele próprio se autointitula o "anticristo". Mas o tempo passou e o mercado musical ficou mais maleável e habituado às insanidades do cara. Hoje ele já não assusta tanto.

Confesso que seu show foi um dos mais divertidos que vi. A candura da pele continua e as letras impactantes, mas sem ser como o coice de mula do início de carreira.

Recentemente o americano lançou "Heaven Upside Down", décimo trabalho de estúdio, cuja produção ficou a cargo do próprio Manson e de seu guitarrista Tyler Bates. São 10 faixas com tudo que já vimos: metal, industrial, alternativo e shock rock. Manson vociferando contra a sociedade, religião e vomitando letras pra impactar.

Ok. Tudo o que se pode esperar do demo em pessoa. Mas passa longe de discos anteriores se constituindo num trabalho menos inspirado. A voz do cara é mais legal quando canta em canções não tão pesadas.

Gostei de "KILL4ME", com uma pegada pop. Levada de baixo cabuloso que em alguns momentos me lembrou "Seven Nation Army", do The White Stripes.

Nela Manson faz uma declaração de amor dos infernos: "Vamos chacoalhar nossa navalha dourada e fazer um pacto de sangue, querida/para amar e transar/e para apenas vermos nós mesmos/E lembre disso/Seu coração não ficará vazio/E posso te falar que você não está fingindo porque eu me alimento com o melhor da morte".

Se alguém entendeu me explica, por favor. Mas, enfim esse é Marylin Manson. "KILL4ME", "SAY10" e "Tattoed In Reverse" ganharam clipes disponíveis no YouTube. Juntos os vídeos já tiveram mais de 21 milhões de visualizações. Avaliação? Um 6,5 tá bom.

Artista: Marilyn Manson
Álbum: Heaven Upside Down
Gravadora: Loma Vista
Duração: 47 minutos

Faixas
1- Revelation#12
2- Tattoed In Reverse
3- We know where you fucking live
4- SAY10
5- KILL4ME
6- Saturnalia
7- Je$u$ Cri$i$
8- Blood Honey
9- Heaven Upside Down
10- Threats Of Romance

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock