Topo

Notas roqueiras: Fernando Pires, Crappy Jazz, R.I.V...

Combate Rock

15/07/2018 16h00

Fernando Pires (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– O fotógrafo e artista gráfico Fernando Pires é um apaixonado pela imagem e pelo rock'n'roll. A força dessa união está refletida nas 38 peças de sua exposição Com Trastes, que será realizada no dia 21 de julho (sábado), a partir das 13h, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, em São Paulo. Nessa coletânea de fotos, captadas a partir de 2015 para a revista Roadie Crew, o fotógrafo, além de nos transportar para o cenário dos megashows produzidos em grandes arenas e festivais, também nos apresenta o universo underground e suas apresentações cataclísmicas em pequenas casas e porões. "Quando registro um espetáculo, procuro fazer o máximo de imagens e não perder nenhum momento. Tento carregar comigo o clima do show e, depois, editar e tratar as fotos rapidamente, sem deixar esfriar a emoção daquele momento, assim como a interação com o artista no palco e a adrenalina de perseguir sempre a melhor imagem", diz Fernando Pires. Em seu portfólio, Pires contabiliza cliques das bandas Metallica, Rolling Stones, The Who, Slayer, Aerosmith, Guns N'Roses, Foo Fighters, Radiohead, Green Day, além de grandes festivais como Lollapalooza, Maximus Festival e outros. As peças associam a energia do palco e a força da música com a técnica fotográfica para conseguir belas imagens nas mais diversas e adversas condições. Dentro dessa ideia, a sintonia perfeita entre o profissional e o fã de música talvez seja o seu grande segredo, pois proporciona um resultado capaz de nos transportar, em um piscar de olhos, ao clima das apresentações.

CCJ é Rock – Exposição Fotográfica Com Trastes:
Data: 21 de julho (sábado)
Horário: das 13 às 22h
Local: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Endereço: Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo/SP
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita

Programação:
14h às 15h: Workshop Heitor Gomes (baixista, Charlie Brown Jr., CPM22)
15h às 16h: Paarmann Rock Family
16h às 17h: Workshop com Edu Ardanuy (Sinistra, ex-Dr. Sin) e Fulvio Oliveira
18h às 19h: Dance Of Days
19h às 20h: Workshop Eloy Casagrande (Sepultura)
20h às 21h: Hateen
21h20 às 22h20: Clemente e a Fantástica Banda Sem Nome

– "Véspera" é o título do primeiro álbum do duo de noise rock Crappy Jazz, com lançamento confirmado para o dia 26 de julho nas principais plataformas de streaming. A distribuição digital será via Tratore. São 11 músicas, entre elas a recém lançada 'Subitamente', e 'Zero', divulgada em 2017. Yuri Muller (bateria, vocal, percussão e piano) e Silva Leonel (baixo, backing vocal, percussão e ruídos) mostram sonoridades pesadas com elementos do metal e do hardcore, até brasilidades. Nação Zumbi, Sepultura e System of a Down são possíveis referências. O álbum, produzido por Yuri, foi gravado e mixado no Pai Muller Studio, em Cambé (Paraná) entre 2017 e 2018. Já a masterização ficou por conta de Chris Hanzsek, no Hanzsek Audio (EUA), o responsável por trabalhos com Melvins, Soundgarden e Far From Alaska.

– A banda mineira R.I.V. (Rhythms In Violence) foi fundada em 1989 e voltou a ativa no ano de 2016, após duas décadas parada e com dois integrantes originais. No mesmo ano o grupo lançou a demo intitulada "Welcome To The Prog-Core", que, além de anunciar o retorno da banda, apresentou a todos sua nova e ousada proposta musical. O R.I.V., formado atualmente por Helbert Sá (vocais, guitarras), Ana Lima (contrabaixo) e Ricardo Bicalho (bateria), pratica um som que mistura a agressividade do Hardcore com os arranjos intrincados do Metal Progressivo, mistura essa que a banda batizou de "Prog-Core", que também é o título do novo álbum da banda, lançado agora em 2018.Com 12 faixas, o álbum "Prog-Core" apresenta o som do R.I.V. calcado em muita agressividade, energia e com muita capacidade técnica. "Prog-Core" está disponível no Deezer, cujo link você acessa aqui: https://www.deezer.com/en/album/66141962

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock