Topo

Rápido panorama do metal nacional – 15

Combate Rock

06/07/2018 06h52

Weakless Machine – "Manipulation" é o mais recente trabalho da banda gaúcha que tenta fazer um metal moderno que esbarra no metalcore. É uma banda competente, com um som bem pesado e com grandes chance de agradar uma parcel de público que clama por algo mais na linha de Avenged Sevenfold, Trivium e Killswich Engage. "Kill" e "Tribal Wars" são as faixas mais importantes deste trabalho.

Somberland – Os catarinenses levam o black metal tão a sério que parecem viver o dia inteiro diante dos preceitos pregados em suas letras. Uma das melhores bandas brasileiras do estilo, consolidam com o álbum "Pest'Ology" uma carreira em que mostram muita técnica e boas composições. Aliam peso e brutalidade com muita inteligência e bom gosto – dá para falar em bom gosto em black metal? Claro que dá. Pesquisa sonora também faz parte do cardápio variado do Somberland, que consegue dar peso a certas nuances de seu som intrincado, apesar do barulho extremo. "Forever Dark Wood" e "Into the Frost" são as melhores canções.

Rastros de Ódio – "Escravos Modernos" modernos é a estreia da banda mineira, que aposta na fúria para empurrar seu som agressivo mesclado com thrash, hardcore e punk visceral. "Fé e Sangue" e "Restos Humanos" são bons exemplos da agressividade do grupo.

Septerra – O metal tradicional dessa banda mostra claramente que este é um subgênero pouco explorado no Brasil – e, porn isso, pode resultar em algo diferente. E essa mostrou que é diferente em "Freedom of the Dark One". Não que haja originalidade e grandes invenções. Claramente a banda nem pensou nisso. Com o viés prog metal imprimido em algumas músicas, a ideia era soar sem a grandiloquência das bandas do estilo, como é o caso de "Keeper of Dreams". Lançamento bastante interessante.

Versover – Uma das boas bandas de metal progressivo dos anos 90 retorna com "Hell's Inc", um álbum encorpado e com um instrumental detalhado e intrincado. Os excessos orquestrais não atrapalham as boas peformances em músicas poderosas, como "Human Condition" e "Lady Death", pesadas e com arranjos de muito bom gosto. Uma volta que deve ser celebrada.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock