Topo

Futebol e rock, uma relação que poderia ser bem melhor...

Combate Rock

17/06/2018 07h00

Marcelo Moreira

No dia em que a Copa do Mundo começa para valer para nós, brasileiros, vamos relembrar um pouco a relação de grandes astros internacionais que sempre fazem questão de externar sua paixão pelo futebol.

É o caso de Roger Daltrey (The Who), que pode ser visto em vídeo cantando na despedida oficial do Highbury Park Stadium em Londres, em cerimônia promovida pelo Arsenal.

O Arsenal também é o time do fanático Roger Waters (Pink Floyd), que já foi visto nervoso nas arquibancadas do Emirates Stadium e também no antigo Highbury, quando fugia das gravações de "Dark Side of the Moon" para ver jogos.

É o caso dos hoje inimigos Noel e Liam Gallagher, ex-Oasis, que são irmãos, que frequentemente invadem o campo para comemorar os mais recentes títulos do Manchester City.

Glenn Hughes (ex-Deep Purple) e Robert Plant (ex-Led Zeppelin) já foram vistos discutindo acaloradamente em um bar mais um rebaixamento do Wolverhampton Wanderers, que acabou de voltar à primeira divisão inglesa graças ao dinheiro de investidores chineses (Plant foi vice-presidente do clube).

Steve Harris várias vezes, vestido com a camisa do seu West Ham, contou em entrevistas como teve de abandonar as categorias de base do clube.

E os exemplos não param: John Deacon (ex-Queen) foi visto muito bravo na arquibancada com mais uma derrota do seu Queen's Park Rangers; Rod Stewart sempre corneta o técnico da Escócia após outra eliminação em torneio internacional, mas também foi filmado vibrando com o seu Celtic Glasgow.

E o que dizer de um Ozzy Osbourne (Black Sabbath) garoto dando uma de guardador de carros no Villa Park, estádio do Aston Villa, em Birmingham, nos anos 60? Ele conta isso em sua autobiografia. Também no Villa Park Geezer Butler (Black Sabbath) teve de fugir de torcedores mal encarados após uma enorme briga.

Tem também a banda alemã Tankard compondo hinos para o seu Eintracht Frankfurt; e o temperamental Ritchie Blackmore (ex-Deep Purple) desafiando – e perdendo quase sempre – jornalistas na América do Sul em partidas de futebol society…

Mais corriqueiras do que nunca, as relações entre o rock e o futebol nunca foram devidamente exploradas pelos músicos. Não é fácil encontrar referências decentes ao esporte em músicas de grandes astros.

Waters e Daltrey nunca se preocuparam com isso. Steve Harris e Rod Stewart, que quase se tornaram atletas profissionais, também ignoraram o futebol.

Pete Townshend (The Who), que nunca foi muito apaixonado, tratou do assunto em "Football Fugue", uma sobra de estúdio que saiu em "Another Scoop", de 1986, uma coletânea de faixas nunca lançadas.

Iron Maiden Football Club, em foto promocional do álbum 'Virtual XI', de 1998 ainda com Blaze Bayley nos vocais. A formação da banda foi acrescentada por alguns jogadores profissionais da época, que atuavam nos times de Londres (FOTO DIVULGAÇÃO)

Poucos também explorara o tema no Brasil. Há o Skank , que notoriamente abusa do futebol em algumas de suas letras, o Sepultura fazendo alguma alusão em shows no Brasil e no exterior e o subestimado Dr. Sin, com a única música que gravou em português, "Futebol, Mulher e Rock'n'roll", com todos os clichês do gênero inseridos. O Ultraje a Rigor beirou o tema na ótima e irônica "Independente Futebol Clube".

Diante do quadro, é claro que não se poderia esperar qualquer relação da Copa do Mundo com o mundo do rock, em qualquer país. E é mais do que óbvio que o rock fique de fora da breguíssima festa de abertura do evento hoje, na Arena Corinthians, em São Paulo (ainda bem, pois certamente pegaria mal para quem participasse de tal evento musical ridículo, recheado de artistas estapafúrdios).

A única vez em que um roqueiro esteve relacionado com o futebol e a Copa do Mundo diretamente foi em 1982. O tecladista inglês Rick Wakeman (ex-Yes) foi o responsável por compor a trilha sonora da Copa da Espanha, naquele ano. O álbum produzido, "G'Olé", apesar de pouco inspirado e lotado de megalomania, agradou o mundo do rock e teve boa aceitação entre os torcedores.

Rod Stewart bate uma bola na preliminar de uma partida da seleção escocesa pelas eliminatórias da Copa de 2002 (FOTO: ROD STEWART FAN CLUB UK)

Para a Copa atual, nem mesmo existe mais o interessante "Rock e Gol", da MTV, que reunia músicos em um torneio de futebol society – hoje nem mesmo existe mais a MTV.

Qualquer relação entre rock e Copa do Mundo se tornou anticlimático e desprovido de sentido. Por que esse divórcio, justamente quando o maior evento do mundo chega ao país do futebol?

O Combate Rock ao menos tentará agora amenizar essa falta de musicalidade roqueira no futebol em festa deste período. Vamos sugerir aqui algumas músicas que possam servir de trilha sonora para torcer a favor ou contra o Brasil (ou Argentina, ou Itália, ou Espanha…), que não necessariamente tenham a ver diretamente com o futebol. Que entremos no clima de bola, de preferência de forma bem pesada.

Observação: quem lembrar de mais alguma relação entre futebol e rock que tenha sido omitida aqui, por favor, coloque-a nos comentários a este texto. 

Integrantes do Pink Floyd e mais alguns roadies posam para um poster que acompanhou a coletânea 'A Nice Pair', lançada em meados dos anos 70; Roger Waters está com a camisa amarela, de goleiro (FOTO: DVULGAÇÃO)

Aqui fazemos uma relação de músicas diretamente relacionadas ao futebol e outras que podem (ou não) ter alguma relação:

1 – "Football Fugue" – Pete Townshend

2 – "Knockin' at Your Back Door" – Deep Purple

3 – "Every Picture Tells a Story" – Rod Stewart

4 – "High Voltage" – AC/DC

5 – "Wonderwall" – Oasis

6 – "Hallowed By Thy Name" – Iron Maiden

7 – "É uma Partida de Futebol" – Skank

8 – "Independente Futebol Clube" – Ultraje a Rigor

9 – "Futebol, Mulher e Rock'n'Roll" – Dr. Sin

10 – "Flying High Again" – Ozzy Osbourne

11 – "Every Little Thing" – Beatles ou Yes

12 – "Wild Thing" – Troggs ou Jimi Hendrix

13 – "Flying" – The Faces

14 – "Gimme Shelter" – Rolling Stones ou Grand Funk Railroad

15 – "Celebration Day" – Led Zeppelin

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock