Topo

Projeto Soulspell grava em junho seu primeiro DVD

Combate Rock

15/06/2018 06h51

Marcelo Moreira

O baterista Heleno do Vale é um músico obstinado. Mais do que intelectual, é um dos cientistas brasileiros mais respeitados do país em sua área – é professor de ciência e engenharia da computação em diversas instituições no interior de São Paulo.

Sua energia e criatividade são tão transbordantes, digamos assim, que escolheu a bateria para extravasar. Mas não foi o suficiente. Então o jeito foi criar, entre uma aula e outra, o projeto extraordinário chamado Soulspell.

Há quem diga que o músico copiou o projeto Avantasia, do igualmente elétrico Tobias Sammet, cantor do Edguy. Mas será que não foi o contrário?

Depois de quatro CDs conceituais e com o respeito adquirido no metal nacional e internacional, estava na hora de um DVD. E o Vale decidiu que agora é o momento de fazê-lo.

O Soulspell Metal Opera é um projeto audacioso. Não é apenas uma ópera-metal ou trabalho conceitual. É um verdadeiro musical digno das ideias megalomaníacas (no bom sentido) dos suecos do Therion ou mesmo do Avantasia – projeto alemão, aliás, que tem o maior respeito de vale e dos músicos que o acompanham.

O Soulspell vai gravar o seu primeiro DVD no dia 8 de julho, às 18h, no Teatro Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista (SP). A entrada é gratuita e solidária (entrega opcional de um agasalho para entidades de Lençóis Paulista). Os ingressos são limitados a capacidade máxima do teatro e o fã tem que correr para garantir seu ingresso.

A banda escalada para o evento reúne alguns dos melhores músicos paulistas de rock: além de Vale, vão tocar Daísa Munhoz (Vandroya), Pedro Campos, Victor Emeka Rocha Ikwueme, Jefferson Albert, Talita Quintano, Edney Marques, Daniel Guirado, Leandro Erba, Sergio Pusep e Rodrigo Boechat.

E os convidados? Olhe só a lista: Andre Matos (ex-Angra e Shaman), Fabio Lione (Angra), Iuri Sanson (ex-Hibria), Bruno Maia (Tuatha de Dannan), Mario Pastore (Pastore), Dani Nolden (Shadowside), Leandro Caçoilo (Viper e Seventh Seal), Alex Voorhees, Dan Rubin, Raphael Dantas (Almah), entre outros.

A ideia é que, no show, o Soulspell conte a história contida nos quatro CDs já lançados, misturando trechos suaves de piano e duetos de vozes femininas, a pesados e tensos corais com guitarras distorcidas.

Os álbuns são  "A Legacy Of Honor" (2008), "Labyrinth Of Truths" (2010), "Hollow's Gathering" (2012) e "The Second Big Bang" (2017).

Seus discos foram gravados com participações especiais de músicos internacionalmente reconhecidos, como Timo Kotipelto (Stratovarius), Fabio Lione (Angra/Rhapsody Of Fire), Ralf Scheepers (Primal Fear/ex-Gamma Ray), Andre Matos, Edu Falaschi (Almah) , Markus Grösskopf (Helloween), Blaze Bayley(ex-Iron Maiden), Kiko Loureiro (Megadeth), Tim Ripper Owens (ex-Judas Priest), entre muitos outros.

Em recente entrevista ao site Nerdpoint, Vale contou um pouco sobre suas influências: "Há alguma influência no meu trabalho de Savatage, Queen, Ayreon, Avantasia e outras bandas que seguiram, ao menos em alguns álbuns, essa proposta de metal/rock opera."

Sobre as dificuldades de se fazer um trabalho grandioso como o Soulspell, ele não titubeou: "A  maior dificuldade é financeira, mas há muitos outros obstáculos a serem vencidos, como contatos com grandes artistas, divulgação, gerenciamento de muitas pessoas ao mesmo tempo, criar músicas que funcionem individualmente e também no contexto da história, escolher adequadamente as participações, etc."

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock