Topo

Moonspell, cantando em português, toca em São Paulo nesta quinta-feira

Combate Rock

24/04/2018 12h00

Marcelo Moreira

A cantora norte-americana Stacey Kent, uma das grandes artistas do jazz da atualidade, costuma dizer que a língua portuguesa tem uma carga de dramaticidade tão grande e intensa que é difícil não parar tudo para ouvir música brasileira.

Entusiasta da bossa nova, ela e o marido saxofonista não pensaram duas vezes e trataram de aprender português, que falam com fluência, o que gerou CDs de ótima qualidade.

De certa forma, o vocalista Fernando Ribeiro, da banda portuguesa Moonspell, disse a mesma coisa em uma entrevista muito bacana à revista Roadie Crew, em sua edição de abril.

A maior banda de metal (e do rock) de Portugal surpreendeu os fãs e trocou o inglês pelo português natal em seu último álbum, "1755", lançado há pouco. Ribeiro admitiu certa estranheza ao ouvir cantar, e de pois ouvir, o Moonspell em sua língua natiiva. "Mas não tinha outro jeito, o tema requeria que cantássemos em nosso idioma. Era necessário."

Essa novidade, digamos assim, será o prato principal do show que o quinteto português em São Paulo nesta quinta-feira, dia 26 de abril.

Um dos expoentes do chamado metal moderno da Europa, o Moonspell está há 26 anos fazendo música de qualidade, apesar dos temas profundos e, muitas vezes, áridos.

Três anos após a participação no Rock in Rio, o show de agora celebra um dos momentos mais importantes da carreira do grupo, que é formado por Fernando Ribeiro (vocalista), Ricardo Amorim (guitarra), Pedro Paixão (guitarra), Aires Pereira (baixo) e Mike Gaspar (bateria).

O novo álbum, "1755", apresenta uma intensa dramaturgia conceitual, inteiramente cantada em português e criada para retratar o terremoto que devastou Lisboa no século XVII que. aliado a incêndios e tsunami, praticamente destruiu a capital portuguesa e seus arredores.

O disco, produzido por Tue Madsen (Meshuggah, The Haunted, Dark Tranquility, Dir En Grey, Die Apokalyptischen Reiter) também apresenta Paulo Bragança fazendo os vocais sobrenaturais como um anjo caído saindo de um fado, algo muito frequente na cultura portuguesa.

Seus vocais diferentes e interessantes são apresentados em "In Tremor Dei" ("Fear Of God"). O repertório também inclui uma versão dark para a clássica "Lanterna dos Afogados" do Paralamas do Sucesso – e o resultado ficou muito bom.

"1755" é um disco de raiz metal, com orquestrações épicas e vozes e letras que testemunham a agonia daquele dia.

A banda preocupou-se também em recriar a época, existindo uma fusão com elementos percussivos e melódicos que remete para os fins do século e para a atmosfera que se vivia na capital portuguesa na altura.

Apesar de ser uma banda que tem muitos laços musicais com o Brasil, é pouco conhecida pelo público daqui. Com um grande álbum na bagagem, o show do Moonspell é altamente recomendável.

SERVIÇO SÃO PAULO

Data: quinta-feira, 26 de abril de 2018
Local: Carioca Club – ww.cariocaclub.com.br
End: Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – próximo ao Metrô Faria Lima
Abertura da casa: 19h30 | Showtime: 21h
Imprensa: press@theultimatemusic.com
Evento Fb: https://www.facebook.com/events/1795733587394513
Infoline: (11) 3813-8598
Classificação etária: 16 anos. 14 e 15 anos: entrada permitida com responsável legal, mediante apresentação de documento
Estacionamento: locais próximos sem convênio
Estrutura: ar-condicionado, acesso para deficientes, área para fumantes e enfermaria

# SETORES/VALORES
– Pista: R$ 120,00 (meia-entrada/promocional*)
– Camarote: R$ 180,00 (meia-entrada/promocional*)
*O ingresso promocional antecipado é válido mediante a entrega de 1 kg de alimento não-perecível na entrada do evento.

# COMPRA PELA INTERNET – http://www.clubedoingresso.com/moonspell-sp
Formas de Pagamento: dinheiro, cartões de crédito e débito Visa, MasterCard, American Express e Diners Club
# PONTO DE VENDA OFICIAL: bilheteria Carioca Club e Galeria do Rock (loja 255)
# PONTOS AUTORIZADOS em São Paulo, Barueri, Jandira, Osasco, Santo André, São Caetano, São José do Rio Preto, Curitiba e Rio de Janeiro. Consulte o ponto de venda mais próximo da sua região em http://www.clubedoingresso.com/ondecomprar.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock