Topo

Premiata Forneria Marconi, gigante progressivo italiano, toca em São Paulo

Combate Rock

18/04/2018 21h01

Marcelo Moreira

Premiata Forneria Marconi (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O rock progressivo italiano era considerado uma curiosidade na primeira metade dos anos 70 na Inglaterra até que as primeiras datas de shows do Premiata Forneria Marconi foram marcadas por toda a Europa.

A curiosidade se tornou admiração quando os primeiros acordes soaram e os europeus se renderam à alta qualidade do grupo italiano, que passou a concorrer diretamente com as bandas inglesas e alemãs, sem falar que abriu as portas para os conterrâneos Banco Del Mutuo Soccorso e Le Orme (este era mais antigo e com algum nome fora da Itália) tocarem pelo continente.

Mais de 40 anos depois de seu auge, o Premiata finalmente tocará em São Paulo. Mudou quase tudo na banda, menos a competência para fazer rock progressivo tipicamente italiano – suntuoso, dramático e com acentos operísticos.

"Per Un Amico" (1972), "L'isola di niente" (1973) e "Suonare suonare" (1980) são alguns dos destaques da discografia da banda, mas há quem diga que os álbuns gravados em inglês, para os mercados norte-americano e britânico, são os melhores da carreira, caso de "Chocolate kings (1975)" e também de "Photos of Ghost" (1973, versão inglesa de "Per un amico") e "The World Became the World" (1974, versão inglesa de "L'isola di niente").

Para a atual turnê mundial, o Premiata promove o álbum de estúdio "Emotional Tattoos", que foi lançado no Brasil pela pela gravadora Hellion Records.

O CD é duplo e conta com um disco cantado em inglês e outro cantado em italiano, numa versão bem feita e editada.

"Emotional Tattoos" foi considerado pelos críticos europeus o seu melhor trabalho em muitos anos, marcando um  retorno da sonoridade da banda depois de dois lançamentos experimentais, "PFM in Classic, from Mozart to Celebration", "States of Imagination", uma espécie de trilha sonora com som e imagens que compõem oito filmes curtos, cada um com um tema e atmosfera diferentes.

Premiata Forneria Marconi em São Paulo 2018

Preço R$80.00 a R$380.00

Data Qui 19 Abr

Horário(s) Quinta-feira, às 22h

Espaço das Américas
Rua Tagipuru, 795, Oeste 01156-000

Telefone (11) 3829-4899

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock