Topo

Para os militares, há 'excesso de liberdade' no Brasil

Combate Rock

03/03/2018 07h22

Marcelo Moreira

FOTO: MONTAGEM/REPRODUÇÃO YOUTUBE

Os sinais estão cada vez mais claros. primeiro a intervenção militar, depois a restrição da liberdade de ir e vir e, para completar, a supressão de direitos.

O general Braga Netto, comandante da abjeta e abilolada intervenção militar na segurança pública do Rio de Janeiro, declarou com todas as palavras em uma entrevista coletiva: "Rio de Janeiro é um laboratório para outras experiências no Brasil."

Agora, o mais inequívoco recado que os militares deram sobre o que pensam da medida tomada em relação ao Rio: "Existe uma excessiva compreensão com direitos no Brasil."

A frase, gravíssima e perigosíssima, está em um documento com respostas a perguntas formuladas por jornalistas da publicação "The Intercept Brasil", dirigida pelo jornalista norte-americano Glenn Greenwald.

A publicação enviou ao Centro de Comunicação do Exército uma série de perguntas sobre a intervenção no Rio e as respostas foram enviadas, mas não em nome de ninguém. É o pensamento oficial do Exército.

O golpe legislativo que apeou Dilma Rousseff do poder, em 2016, abriu as portas para que uma série de lixos humanos saíssem das tumbas para empestear o mundo com suas ideias retrógradas e autoritárias. Infelizmente parte dessa fauna está nas Forças Armadas, notadamente no Exército.

As respostas ao Intercept Brasil não poderiam ser mais claras. Os militares encaram o Brasil de hoje como uma terra com "liberdade excessiva, com direitos demais e disciplina de menos."

"O princípio da autoridade deve ser fortalecido e o sentido de disciplina social deve ser recuperado", diz o Exército.

O precedente está aberto e o perigo, cada vez mais evidente. O autoritarismo está batendo na porta e, como mostramos aqui no Combate Rock nesta semana, gente "alternativa", como músicos, artistas em geral e gente ligada aos direitos humanos são considerados "contestadores", ou seja, passível de abordagem por serem "suspeitos". Vai ficar muito, mas muito pior.

Clique aqui para ler a reportagem do The Intercept Brasil, "Exército diz que há uma excessiva compreensão com direitos no Brasil".

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock