Topo

Trump e KKK estão em novo clipe do U2 que faz crítica política

Combate Rock

28/01/2018 07h00

Do site Roque Reverso

O U2 lançou na sexta-feira, 19 de janeiro, seu mais novo clipe, da música "Get Out Of Your Own Way". Com técnicas de animação quadro a quadro e forte crítica política, o vídeo traz uma série de referências ao atual contexto global.

Estão no clipe, além de animações da própria banda, referências diretas ao polêmico presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à Ku Klux Klan (KKK), organização de extrema-direita que historicamente defendeu o racismo e que vem encontrando nos tempos atuais espaço em algumas mentes conservadoras do planeta.

O clipe de "Get Out Of Your Own Way" foi produzido pelo grupo de artistas de rua de Israel chamado Broken Fingaz Crew. Eles já haviam, por exemplo, trabalhado no lyric video do U2 para a música "American Soul".

De acordo com os produtores, o clipe é uma forma de resposta a muitas das coisas que aconteceram no planeta no ano passado.

"2017 para nós foi o ano em que os fascistas em todo o mundo sentiram-se confiantes o suficiente para levantarem a cabeça novamente, encorajados por Trump e outros líderes mundiais, que usam o medo das pessoas para construir mais muros e segregação", salientaram os diretores do Broken Fingaz Crew em comunicado. "A música é uma carta pessoal e um clamor de clarão para a situação global, e da mesma forma, combinamos nosso estilo pop psicodélico com imagens políticas."

"Get Out Of Your Own Way" é mais uma das músicas do disco "Songs of Experience", que chegou ao público em 2017.

"Songs of Experience" é o 14º álbum de estúdio do grupo irlandês. Sucedeu "Songs of Innocence", que foi lançado em 2014.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock