Topo

Notas roqueiras: Ufrat, Dolores Dolores, Loublu...

Combate Rock

12/01/2018 12h05

– Prosseguindo na divulgação conceitual das músicas que envolve o álbum "Global Devastation", a banda paranaense Ufrat liberou a música "Unceasing Torment" em seu canal do YouTube e revelou todo o conteúdo lírico por trás da letra da faixa. A música relata, aquele que é considerado o maior genocídio da história do Brasil, ocorrido em Minas Gerais e que vitimou cerca de 60 mil pessoas. O fato ocorreu nos hospitais psiquiátricos da cidade de Barbacena que abrigavam várias pessoas decretadas com problemas psicológicos, mas que na verdade eram dejetos sociais, ou seja, mães solteiras, homossexuais, inimigos políticos, indigentes, viciados ou qualquer um que se opunha contra a ditadura militar vigente na época. A letra teve inspiração no documentário, "Em Nome da Razão", dirigido e escrito por Helvécio Ratton, o curta teve seu lançamento em 1979 e é encarado como um divisor na história dos hospitais psiquiátricos no país, tanto que o mesmo foi o responsável pelo surgimento do "Movimento de Luta Antimanicomial", que visava o fim da violência e tortura nos tratamentos há internos no Brasil. Confira a música Unceasing Torment: https://www.youtube.com/watch?v=Kjz-iV4KZH8; O documentário "Em Nome da Razão" pode ser visto no link http://www.dailymotion.com/video/x247d5a.

– Formada originalmente em 2007, o grupo mineiro de hard rock Dolores Dolores acaba de lançar em seu canal no YouTube o primeiro single oficial de seu novo álbum de estúdio, terceiro da carreira e ainda sem título definido. "Respect" é a faixa escolhida para dar início aos trabalhos de divulgação do novo álbum, apresentando elementos mais modernos, mas sem perder a característica principal da banda, sua técnica e groove inconfundíveis.Assista o Lyric Video de "Respect": https://www.youtube.com/watch?v=pgQ4RCrW8eA. Dolores Dolores já possui os registros "Songs Of Experience" que possui todo um conceito único em suas partes líricas, inspirados na obra de Willian Blake, a banda contextualizou em música os poemas do escritor britânico sobre o iluminismo no contexto da revolução industrial.

– Formado por Giulia Cricenti (voz), Guilherme Oliveira (bateria) e Raphael Ávila (violão e guitarra), LouBlu é um trio de folk paulistano cujo primeiro EP homônimo – permeado por cinco faixas autorais – foi gravado no Veredas Estúdio, em São Paulo. Produzido por Victor Meira, frontman de Bratislava/ Godasadog, e mixado por Adam Matschulat (também integrante de Godasadog), o trabalho conta com arranjos, melodias e timbres inspirados no folk rock dos anos 70, em composições saídas diretamente do baú de Raphael. O trio – influenciado por Bob Dylan, Neil Young, Beatles, Wilco e Norah Jones – exprime o fazer artesanal do folk a partir de precisão instrumental e esmero vocal em canções que vão desde a primavera do amor, como é o caso de 'Sun', até o inverno de um relacionamento, contexto de 'Higher'. O single 'Sun' já pode ser conferido pelos links: Soundcloud: https://soundcloud.com/user-329725587/loublu_sun
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=tIj-tRDu4Q8&t=4s

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock