Topo

Finalmente: história do blues no Brasil ganha um livro interessante

Combate Rock

29/12/2017 07h14

Marcelo Moreira

O blues brasileiro é órfão de pai e mãe, pois não tem história – ao menos escrita. A brincadeira, dita de forma amarga, ocorreu em um dos ótimos festivais de blues e jazz que ocorrem no Brasil, no caso o BB Seguridade, que percorre várias capitais brasileiras.

O autor da frase é desconhecido o proferiu-a durante um show do gaitista norte-americano Steve Guyger e logo sumiu. Mas ele está correto: o blues nacional não tem história.

Backseat, ao pé da letra, significa algo como "aquele que viaja no banco de trás". Pois o blues sempre esteve ali, mas nunca em primeiro plano, segundo a máxima repetida por vários músicos do gênero.

O jornalista e produtor cultural Eugênio Martins Júnior concorda em parte com isso e tratou de amenizar a imensa lacuna. É o autor de "Blues – The Backseat Music vol. 1", obra que pretende contar um pouco da história dos músicos brasileiros que fazem blues por aqui – uma terra inóspita para o gênero, mas que produz artistas de imensa qualidade.

O livro é despretensioso, foge de qualquer rebuscamento literário. Trata-se de tão somente um registro importante de entrevistas e depoimentos de artistas brasileiros e estrangeiros que tocaram no Brasil.

E para isso o autor contou com sua experiência de mais de dez anos produzindo shows e trazendo atrações internacionais – sempre, é claro, com o gravador ligado á espera de um espaço para alguns minutos de papo que renderam boas entrevistas.

Lançado de forma independente – a campanha de financiamento do segundo volume está aberta -, a obra abusa da simplicidade e do formato básico de perguntas e respostas. Também evita análises mais profundas sobre álbuns e tendências.

Na abertura de cada entrevista, estão as informações básicas sobre quem o é o entrevistado, onde ocorreu a conversa e a importância do artista para figurar entre os 40 eleitos para estar na obra.

Se não existe um apuro estilístico (nem era esse o objetivo, segundo o autor), "Blues – The Backseat Music" se destaca por conta de uma profusão de informações e por colocar em papel as impressões dos maiores nomes do blues nacional – são muito poucos os nomes de destaque que não estão no livro.

Por enquanto, é o registro mais interessante e  informativo a respeito do blues nacional, com declarações relevantes de gente como Flávio Guimarães (Blues Etílicos), Igor Prado, Ivan Márcio, Álvaro Assmar (recentemente falecido) e muitos outros.

Por ser um dos raros registros sobre a história do blues brasileiro, este livro, merece muita atenção e um lugar nobre na estante de quem gosta de boa música.

Para adquirir um exemplar, entre em contato com o autor por meio do perfil dele no Facebook – https://www.facebook.com/eugenio.martinsjunior.5. Já para participar da campanha de financiamento coletivo do segundo volume, acesse https://www.kickante.com.br/campanhas/blues-backseat-music-vol-2.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock