Topo

Cantor Mao volta a usar o nome Garotos Podres

Combate Rock

16/10/2017 06h50

Marcelo Moreira

Mao volta a usar o nome Garotos Podres após briga judicial com ex-integrantes (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Os Garotos Podres voltaram a ser Garotos Podres. Ou quase isso. Depois de uma batalha judicial de quase cinco anos, José Rodrigues "Mao" Júnior, vocalista fundador da icônica banda punk paulista, recuperou os direitos e voltou a usar o nome da banda em  um show em Curitiba no último final de semana.

Fundado no começo dos anos 80, os Garotos Podres implodiram em 2012 depois de um racha ideológico, algo inédito no Brasil. Mao, professor universitário de história e militante de esquerda, revelou com exclusividade ao programa de web rádio Combate Rock, em 2013, que ele e Cacá Safioti, o guitarrista, decidiram não tocar mais com o baixista Michel Stamatopoulos e o baterista Leandro Ciorra, conhecidos como Sukata e Caverna no meio punk.

Os motivos foram as divergências político-ideológicas, já que Sukata e Caverna não toleravam mais as músicas de cunho esquerdista e de protesto que fizeram a fama da banda. Seguiu-se então uma briga judicial pelo nome.

Enquanto Mao formava "provisoriamente" o seu grupo Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos, Sukata e Caverna reformaram os Garotos Podres e continuaram usando o nome.

Não dá para saber ao certo se a questão está definitivamente encerrada. Membros da banda sem Mao nunca quiseram falar ao Combate Rock. E ainda esperamos que Mao nos conte se ele vai "aposentar" o Satânico Dr. Mao, que lançou um CD bem legal em 2014, ou se as duas encarnações seguirão paralelas.

Nova formação dos Garotos Podres (FOTO: LAURA CIAMPONE)

Clique abaixo para ouvir a entrevista de Mao ao Combate Rock em 2014 e aqui para ler texto sobre o racha na banda:

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock