Topo

O dia em que Raul Seixas virou Che Guevara

Combate Rock

13/10/2017 06h39

Marcelo Moreira

Raul Seixas com boina, transformado em Che Guevara para direitistas debiloides (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A polarização política que se agrava a cada dia neste país é capaz, também, de propiciar momentos de total zorra total. Há gente desinformada, alucinada e completamente equivocada dos dois lados do espectro político, mas a galera da direita burra consegue se superar.

A mais "nova vítima" são dois artistas brasileiros do rock, Raul Seixas, morto em 1989, e Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas Roque Clube.

Ativista político, militante de esquerda e sociólogo formado, Santa Cruz é alvo constante há mais de dez anos da turma conservadora que vê ameaça comunista até em lápis de cor vermelho. De 2013 para cá, no entanto, os ataques ficaram cada vez mais frequentes e virulentos contra o artista.

Quase sempre ponderado e sempre disposto a um embate, o cantor do Detonautas acerta com bastante frequência e desafia a desinformação com argumentos bem elaborados, ainda que sejam questionáveis. Os embates não duram muito, já que os xingamentos predominam rapidamente em qualquer ambiente em que ele esteja.

Tico Santa Cruz postou em suas redes sociais nesta semana uma foto de Raul Seixas com uma boina, foto antiga, provavelmente dos anos 70.

"Ontem fiz uma experiência sociológica aqui no FB. Coloquei esta foto do mestre Raul Seixas e não postei nenhuma legenda. Quer saber o que aconteceu? Clique na postagem e leia os comentários. O ódio CEGA", escreveu o músico, que também se divertiu a falta de informação – e inteligência – de seus "adversários".

"É impossível que as pessoas não enxerguem que esse Guevara era um monstro, matava pessoas, era preconceituoso e tudo. E tem gente que venera esse cara… É uma lástima msm", foi um dos comentários que destilaram ódio e completo analfabetismo histórico e político.

Raul Seixas pode, e deve, ser acusado de muitas coisas, entre as quais a de ser um músico superestimado e artista mediano, embora seja muito cultuado e tenha "criado" uma imagem que lhe garantiu um séquito – ou seria uma "seita"?

No entanto, ele não tem culpa por "estimular" a burrice direitosa e de "vilipendiar" involuntariamente a imagem de Che Guevara, um dos líderes da Revolução Cubana de 1959 e que morreu em 1967 no interior da Bolívia, executado por um soldado do Exército daquele país.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock