Topo

Notas roqueiras: Maestrick, Kell Smith, Premiata Forneria Marconi...

Combate Rock

09/10/2017 12h00

Maestrick (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– "Espresso Della Vita: Solare", novo disco de estúdio do grupo de rock/metal progressivo Maestrick, está em fase final de mixagem. O novo trabalho será sucessor do aclamado álbum de estreia, "Unpuzzle!", e do EP "The Trick Side Of Some Songs" que o grupo lançou recentemente reunindo versões para clássicos dos Beatles, Yes, Jethro Tull, Pink Floyd, Queen e Rainbow. Previsto para esse segundo semestre, "Espresso Della Vita: Solare" é a primeira parte de um disco duplo conceitual e traz uma observação da vida humana na perspectiva de uma viagem de trem. O disco tem a produção de Adair Daufembach (Project46, John Wayne, Hangar) que também é o encarregado de gravar todas as guitarras do álbum. A banda agora anuncia, de forma inusitada, a a participação de Dona Rose, avó do vocalista Fábio Caldeira. Dona Rose canta um trecho da música "Penitência", a única de "Espresso Della Vita: Solare" com letra em português, uma das mais pesadas do álbum e repleta de elementos da música brasileira. A participação de Dona Rose tem um sentido simbólico muito importante para o álbum. Em "Espresso Della Vita: Solare", Dona Rose é um arquétipo de identidade, um elo entre o passado e o futuro do Maestrick. Foi em sua casa que o Maestrick surgiu. Foi num cômodo anexo à casa de Dona Rose em São José do Rio Preto que o neto Fábio e o baixista Renato Montanha iniciaram os primeiros ensaios quando tinham cerca de 13 anos de idade. E lá nasceram muitas músicas. Foi lá também que Heitor Matos fez seu teste para ser o novo baterista da banda. E apesar do barulho, ao fim de cada ensaio lá estava Dona Rose levando café, refrigerante e bolo para os "moleques metaleiros".

– Um dia em 2014, Kell Smith chegou a um barzinho de música ao vivo em Presidente Prudente, interior de São Paulo, onde seu pai morava, e o dono do local estava mostrando vídeo no Youtube "dessa menina com voz incrível" cantando e tocando ao violão "Telegrama", de Zeca Baleiro. Corta para outubro de 2017 e tem no setlist do show de abertura da turnê dela, dia 5 de outubro, no Teatro Opus (Shopping Villa-Lobos), em São Paulo, a tal música e a tal voz "incrível", além de outras 12 que fazem dela o maior fenômeno na música do país no ano. Os ingressos para esta apresentação já estão à venda na bilheteria do Teatro Opus, pelo telefone (11) 4003-1212, pelo site da Ingresso Rápido (https://www.ingressorapido.com.br) e pontos autorizados (https://www.ingressorapido.com.br/PontosVenda.aspx). Com dois EPs e sete canções próprias, Kell Smith alcançou o que cada vez mais parecia improvável na cena brasileira – um artista novo se tornar o mais tocado nas rádios nacionais.

– A banda Premiata Forneria Marconi (conhecida como PFM), considerada um dos grupos de rock progressivo italiano mais influente e respeitado do mundo, acaba de divulgar a primeira música do novo álbum "Emotional Tattoos", que será lançado no mês de novembro no Brasil pela gravadora Hellion Records. A música escolhida foi "Central District" (em italiano, "Quartiere Generale") e ela é um dos destaques do disco. O CD será duplo e conta com 1 álbum cantado em inglês e outro cantado em italiano, numa versão bem caprichada da Hellion para o Brasil. A Premiata Forneria Marconi começou a escrever a gravar no início de 2017 e terminou o disco em julho deste ano no "Metropolis Recording Studio" com a produção de Alessandro Marcantoni. "Emotional Tattoos", o novo álbum da Premiata Forneria Marconi, marca o retorno da sonoridade da banda depois de dois lançamentos experimentais: "PFM in Classic, from Mozart to Celebration", dedicado aos principais compositores de música clássica europeia; e 'States of Imagination', uma jornada de som e imagens que compõem oito filmes curtos, cada um com um tema e atmosfera diferentes.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock