Topo

Notas roqueiras: Barão Vermelho, Rodrigo Nassif Quarteto...

Combate Rock

05/10/2017 20h51

Barão Vermelho (FOTO: DIVULGAÇÃO)ueiras

 

– O primeiro single da nova formação do Barão Vermelho já foi lançado nas principais plataformas digitais, com distribuição da Som Livre. É o primeiro registro em estúdio do Barão Vermelho com Rodrigo Suricato, novíssimo integrante da banda que celebrou 36 anos voltando à estrada com a turnê #barãoprasempre, que segue rodando pelo Brasil. A música escolhida é Brasil, do repertório solo de Cazuza (Cazuza/George Israel/Nilo Romero ), que o Barão nunca havia cantado ou gravado. Um dos fundadores do Barão Vermelho, Maurício Barros (teclados) comenta a escolha da banda: "Decidimos gravar essa música em função do momento que o país atravessa. A cada dia somos surpreendidos com escândalos de um governo e de um Congresso que não representam os interesses do povo brasileiro. A letra do Cazuza continua atual. Continuamos querendo saber o nome do sócio do Brasil. Por tudo isso, achamos que estava na hora dessa música voltar a ser cantada".  Lançada originalmente em 1988, a nova versão de Brasil, gravada no estúdio Toca do Bandido (RJ), revela o entrosamento do Barão Vermelho em sua nova fase, como atesta Rodrigo Suricato: "A experiência de conviver e tocar com os Barões tem sido maravilhosa e me sinto inteiramente adaptado. Parece que sempre fiz parte da banda. Estamos muito produtivos e compondo um excelente material inédito para essa nova fase".

– O Rodrigo Nassif Quarteto acaba de lançar "Rupestre do Futuro", seu segundo álbum. Com 12 faixas e capa do cartunista Adão Iturrusgarai, é o trabalho com a maior paleta de ritmos e coloridos sonoros na discografia do grupo. Se anteriormente a produção do quarteto se destacou por misturar jazz com ritmos platinos (tango e milonga), agora eles inserem elementos de folk, funk, ska e rock na sua musicalidade.  O quarteto também tem se mostrado versátil ao produzir trilhas sonoras, como a do premiado média-metragem Espelho Hexagonal (que leva o título de uma música de Rodrigo Nassif) e de um documentário sobre a morte produzido pelo canal Fox, dos Estados Unidos. Eles também já participaram do programa Passagem de Som, visitando o Museu da Língua Portuguesa junto com escritor, ator e quadrinista Lourenço Mutarelli. Rupestre do Futuro já nasce como um forte candidato na categoria de "melhor disco instrumental de 2017". A obra completa do Rodrigo Nassif Quarteto foi lançada em formato digital pelo 180 Selo Fonográfico.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock